segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Cachoeira do Pajeú: 6º Encontro de Comunicadores do Vale reúne velhas e novas experiências de comunicação

Blogueiros, ativistas das redes e mídias sociais se encontram na busca de alternativas de comunicação no Vale.
Inscrições abertas para participar das 10 Oficinas.

O 6º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha será realizado na cidade de Cachoeira de Pajeú, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, nos dias 27, 28 e 29 de janeiro de 2017. 

Coordenado pela UFMG, o evento se realiza com oficinas, debates e trocas de experiências de blogueiros, ativistas das redes sociais, mídias digitais e formas alternativas de comunicação.

O Encontro de Comunicadores é um espaço para debater as práticas de comunicação na região, desde as suas formas mais tradicionais até as novas formas surgidas com as mídias digitais, tendo como base as discussões sobre politicas públicas de comunicação e o acesso público às mídias.

Os encontros acontecem sempre em alguma cidade do Vale do Jequitinhonha, fazendo um rodízio. O 1º Encontro aconteceu em Itaobim, em 2012; o segundo, em Capelinha, em 2013; o terceiro em Jequitinhonha, em 2014; o quarto, em Pedra Azul, em 2015; o quinto, em Medina, em 2016; e neste 2017, o sexto, em Cachoeira do Pajeú. 

O evento reunirá docentes e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, principalmente do curso de Comunicações, coordenadores de projeto do Programa Polo, membros de ONGs atuantes na região e comunicadores de diversas cidades do Vale. 

Todos estes representantes de diferentes esferas da sociedade civil construirão juntos, no Encontro, um espaço aberto ao debate dos problemas que a comunicação enfrenta no Vale. Também apontarão as possibilidades que estão surgindo e que podem funcionar como alternativas aos entraves encontrados pelos comunicadores da região.



Oficinas com inscrições abertas
Já estão definidas 10 Oficinas que estão com as inscrições abertas:
1 - Mídia tática; 
2 - Cobertura midiática;
3 - Fotografia;
4 - Grafite;
5 - Edição e produção audiovisual;
6 - Cineclubismo e educação;
7 - Design gráfico; 
8 - Locução e técnica vocal;
9 - Redes Sociais: design e conteúdo;
10- Mobilização social com criação de Lambe-lambe.

As inscrições, gratuitas,  foram abertas na manhã desta segunda-feira, dia 12 de dezembro, e podem ser realizadas no link: 

A sexta edição do evento terá como tema “Comunicação, memória e transformação social”, que embasará todas as atividades. 

Uma delas é a exposição da história midiática de alguns municípios do Vale e a mesa-redonda composta por Tadeu Martins, um dos fundadores do jornal Geraes, e Duda Ramos, produtora da Rádio Inconfidência.

Estrutura do Encontro
O Encontro sempre se realiza em uma escola pública, onde acontecem todas as atividades, tanto no pátio quanto nas salas de aula.
O alojamento e alimentação dos participantes são na Escola.
É tudo gratuito! Mas o participante deve levar roupa de cama.
A UFMG oferece o transporte através de um ônibus que traça um roteiro, passando em diversas cidades do Vale. Neste Encontro, ainda não foi confirmado este serviço.
Se o Temeroso deixar, terá.


Onde fica Cachoeira do Pajeú
O município de Cachoeira do Pajeú está localizado no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas, quase na divisa com a Bahia, a  42 km de Pedra Azul; 48 de Medina; 110 de Itaobim; 166 de Araçuaí; 136 de Almenara; 167 de Jequitinhonha; 280 de Minas Novas; 352 de Capelinha; 481 de Diamantina; 114 de Salinas; 334 de Montes Claros; 265 de Teófilo Otoni;  e 724 km de Belo Horizonte.


História
No limitar da década de 1860,um cidadão por nome Ciríaco Xavier da Cruz, montara residência em uma extensão de terra pré-colonizada, e que talvez já tivesse a denominação de "Fazenda Pajahú".
Nos arredores desse local, também já se presenciavam pequenos povoados, entre eles: Cateriogongo (Pingueira), Boca da Caatinga (atual Pedra Azul), Águas Vermelhas e Santa Rita (hoje Medina). Assim supõe-se que o Sr. Ciríaco, cercado por senhores poderosos e chefes supremos nos povoados acima citados, também resolveu criar os seus domínios.
Em 1863, o Sr Ciríaco doou a Nossa Senhora da Conceição um trato de terreno, na colina onde hoje situa-se a cidade, para ali ser construída a capela, que seria destinada ao culto da Santa, tornando esta a sua padroeira. Construída a capela, foram aparecendo as primeiras casas, tomando a feição de um arraial.
O município, fundado em 30 de agosto de 1963 (53 anos) é cortado por duas BR, a 116 (Rio - Bahia) e a 251.
Até 1989, Cachoeira de Pajeú chamava-se André Fernandes, que, antes de se emancipar, era distrito de Pedra Azul.

O prefeito Humberto Tolentino, conhecido como Gilão (PT-MG), foi reeleito nas eleições de 2 de outubro. 

População
População estimada (IBGE - 2016): 9.445 habitantes
Zona Urbana: 4.461 habitantes
Zona Rural : 4.984 habitantes.

Indicadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário