domingo, 4 de novembro de 2012

Feliz dia do Saci Pererê!


Ué! 

Mas hoje não seria "Feliz Dia das Bruxas"?

3

Mas que diabos é o Halloween mesmoEm 2007, até falei dele, em 2008 passou batido. Para ajudar quem, como muiiita gente, não entende bem a data, achei um texto bem instrutivo pra gente e colei um pedacinho aqui. Para lê-lo inteiro, clique aqui.
De quebra, descobri mais coisas que não sabia e que são bemmm brasileiras: hoje é Dia do Saci Pererê!! Lembram dele? Quem é ‘da minha época’, o conhece, hehe.
Para ler mais sobre este personagem do nosso folclore - que pode participar numa boa da festa das bruxas, junto com fantasminhas, mulas-sem-cabeça, vampiros (super na moda ultimamente), lobisomens, abóboras macabras & afins clique aqui.
“No Brasil, o Halloween é popularmente chamado de “Dia das Bruxas” e sua comemoração é recente. Geralmente as escolas de inglês é que promovem festas para comemorar a data, como forma de vivenciar com os estudantes a cultura norte-americana. Há quem defenda que o Halloween não tem nada a ver com a nossa cultura e que a data não deveria ser comemorada aqui. Para essas pessoas, o Brasil tem um folclore muito rico e isso deveria ser mais valorizado. Devido a essa reivindicação, em 2005 o governo brasileiro criou o Dia do Saci, também comemorado em 31 de outubro.
Nos Estados Unidos o Halloween é caracterizado por histórias assustadoras de fantasmas, fantasias elaboradas e brincadeiras bizarras.”
Pra quem acha graça em ver animais fantasiados (não sou muito fã, mas se eles estiverem confortáveis e felizes, até vale)clique aqui e aqui para conferir algumas fantasias de Halloween no mínimo intrigantes…
Um lado triste, cruel e realmente assustador do Dias das Bruxas é o uso de gatos, principalmente pretos, em rituais. Lembram das campanhas educativas da Silvana Borges? Esta vem bem a calhar na data de hoje…
Clique na figura para lê-la ampliada.


O Dia do Saci pode virar lei federal
O Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de 2003), elaborado pelos deputados Chico Alencar ( PSOL-RJ) e Ângela Guadagnin ( PT-SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao “Dia das Bruxas” ou Halloween, de tradição cultural celta, muito comemorada nos Estados Unidos. Propõe-se seja celebrado em 31 de outubro.
Anteriormente, leis semelhantes foram aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e Ana Câmara \Municipal de São Paulo.
São Paulo sancionou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas, além da capital, já haviam feito o mesmo:: 
São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes.
Em municípios de outros Estados brasileiros, o dia do Saci foi oficializado em Vitória do Espírito Santo, Poços de Caldas e Uberlândia, em Minas Grais; Fortaleza e Independência, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário