quarta-feira, 7 de novembro de 2012

EUA: BARACK OBAMA VENCE DISPUTA E GARANTE REEILEIÇÃO


No voto popular, Obama perderia por 198.291 votos de diferença

Presidente conseguiu a maioria dos delegados eleitorais e se elegeu de forma indireta

APÓS RESULTADOS, OBAMA PUBLICOU NO SEU TWITTER, FOTO COM SUA MULHER, MICHELLE OBAMA 
Após uma intensa campanha de ataques e críticas aos adversários, chegou ao fim na madrugada desta quarta, (07) a disputa eleitoral pelo comando da nação mais poderosa do planeta.

Na corrida, Democratas e Republicanos disputaram voto a voto a preferência dos eleitores americanos que, ao contrário do Brasil, não são obrigados a votar.

Durante o início da apuração, a disputa estava acirrada, sem previsão de quem seria o vencedor. E assim permaneceu por quase todo o tempo. Mas por volta das 02h40min da madrugada (horário de Brasília), o resultado foi confirmado: Obama garantiu mais quatro anos à frente da Casa Branca.

No voto popular, Obama e Romney empataram, com 49%. Mesmo com um empate na porcentagem, Romney ficou atrás de Obama, com 49.500.7166 votos, ante 49.525.459 do presidente reeleito.

Nos Estados Unidos, ao contrário do Brasil onde os presidentes são eleitos pelo voto direto dos eleitores, os votos garantem aos candidatos apenas os delegados eleitorais de cada estado. E estes sim, elegem o presidente.


NÚMEROS

Votos Populares:
Barack Obama - 45.663.945 de Obama (49%)
Mitt Romney - 45.862.146 votos (49%)

Colégio Eleitoral:
Barack Obama - 303 votos
Mitt Romney - 203 votos


PARLAMENTO

No parlamento houve um equilíbrio de forças. Nas vagas em disputa no Senado, 44 ficaram com os Republicanos e outras 51 com os Democratas, que garantiram a manutenção do controle da casa legislativa.

Já na Câmara dos Representantes, os Democratas levaram a pior. Enquanto os aliados de Obama garantiram 149 cadeiras, os partirários de Romney conquistaram 208 cadeiras para os Republicanos.

FONTE: O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário