terça-feira, 27 de novembro de 2012

Comitê Executivo Estadual do Água para Todos aprova redistribuição de pequenas barragens e barreiros


Solicitada pelos ministérios parceiros do Governo de Minas no programa, medida garantirá rapidez e eficiência ao atendimento dos municípios com menor volume de chuvas

José Carlos Paiva/Imprensa MG
Além de representantes da Sedvan, participaram da reunião membros de outras secretarias e órgãos do Estado
Além de representantes da Sedvan, participaram da reunião membros de outras secretarias e órgãos do Estado
O Comitê Executivo Estadual do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Água - Água para Todos - reuniu-se, nesta segunda-feira (26), na Cidade Administrativa, e seus membros aprovaram nova distribuição geográfica das obras de pequenas barragens e barreiros, definindo a sua implantação nos municípios ao Norte do semiárido mineiro e seu entorno. A decisão vai garantir rapidez e eficiência no atendimento às famílias da área rural que enfrentam, periodicamente, problemas no período da seca.
A medida foi solicitada pelos ministérios da Integração Nacional (MI) e de Desenvolvimento Social (MDS), parceiros do Governo de Minas na iniciativa, com o objetivo de garantir prioridade aos municípios que apresentaram menor volume de chuvas nos últimos três anos.
O objetivo principal do Comitê Estadual, formado por representantes da sociedade civil e do poder público, é acompanhar e avaliar a execução do Programa Água para Todos, quanto às ações para promover o acesso à água nas áreas de abrangência do semiárido mineiro e seu entorno até o fim de 2014. De acordo com o cronograma bimensal estabelecido, o próximo encontro do grupo deverá ocorrer em janeiro.
Referência
Além de representantes de outras secretariais e órgãos estaduais, participaram desta terceira reunião técnicos ligados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan), que coordena a implementação do programa, junto com o Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene). “Queremos realizar o trabalhobem feito, de modo a que seja tomado como referência por outros estados participantes do Água para Todos”, disse o secretário Gil Pereira.
Participaram da reunião o diretor-geral do Idene, Rúbio de Andrade; o vice-diretor-geral, Roberto Grapiuna; e o gerente do Água para Todos e diretor de Captação e Qualificação do Sistema Sedvan/Idene, Samir Moysés.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário