segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Capelinha oferece Oficina de Empreendedorismo Cultural e Canto Coral

Oficinas serão gratuitas. Inscrições na Secretaria Municipal de Cultura

CAPELINHA RECEBE OFICINAS DO PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio da Superintendência de Ação Cultural, promove, nos dias 9, 10 e 11 de Novembro, na cidade de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, oficinas do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Artístico e Cultural, entre elas, Empreendedorismo Cultural, ministrada por Rafaela Cappai, e Canto Coral, com o Maestro Lindomar Gomes.



AS OFICINAS:

·    Empreendedorismo Cultural: 
       desenvolver uma mentalidade empreendedora em produtoras e artistas, a partir de estudos de casos, procedimentos práticos e informações sobre leis, editais, processos de formação de cooperativas, etc.
Professor: Rafaela Cappai
Carga horária: 16h30
Sexta: 18h30 às 21h
Sábado: 9h às 12h e 14h às 18h
Domingo: 9h às 12h e 14h às 18h
Capacidade: 20 pessoas
Infra necessária: Internet sem fio, Sala arejada, bem iluminada e com boa ventilação; 4 mesas coletivas que comportem grupos de 5 pessoas cada; 20 cadeiras confortáveis; Projetor e tela de projeção.
Público Alvo: Artistas, produtores, empresários, representantes de grupos profissionais ou amadores, entidades de classe, jornalistas  e interessados em empreender por meio da prática artística e cultural.


·    Canto Coral: 
     democratizar o acesso ao ensino da prática coral, de forma a contribuir tanto para o descobrimento de vocações artísticas quanto para a formação de público. Nesta oficina será explanado um pouco sobre a história da música e ensaios práticos, culminando em uma apresentação pública.
Professor: Maestro Lindomar Gomes e Pianista André Durval
Carga horária: 12h30
Sexta: 18h30 às 21h
Sábado: 10h às 12h e 15h às 17h
Domingo: Apresentação
Capacidade: máximo de 200 pessoas
Infra necessária: auditório para as aulas de sexta e sábado. Para apresentação de domingo, seria ideal apresentar na Igreja Matriz, depois da missa da manhã.

Público Alvo: crianças, jovens, adultos e idosos que tenham interesse pela prática do canto, não havendo nenhuma exigência de prática vocal ou conhecimento prévio, somente o a vontade de cantar.

INSCRIÇÕES
As inscrições são gratuitas, o candidato deverá preencher um formulário que estará disponível no site da SEC, ou poderá fazer a inscrição no núcleo de interiorização ou na sede da Secretaria Municipal de Cultura, à Praça do Povo, Centro, Capelinha MG. O critério de seleção será por ordem de chegada.

Coral Plantar - Curvelo MG, formado por Tadeu de Oliveira e Lindomar Gomes

Comentário: Se essa notícia é boa, agora vou dar uma outra ainda melhor. O programa Canta Minas, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura aproveitará essa oportunidade oferecida pela Secretaria Estadual de Cultura e criará um grupo coral que será retirado dessa oficina de canto com o Maestro Lindomar Gomes. Este é um sonho há muito tempo acalentado por diversas pessoas aqui da cidade de Capelinha. E essa é uma oportunidade ímpar, uma vez que a Secretaria de Estado de Cultura oferece esta oficina e já há algum tempo, venho pensando nessa ideia e estou contando com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e do Maestro Lindomar Gomes, que comandará a oficina. Ele é um grande amigo de longa. Além de ser um amigo, Maestro Lindomar é um dos mais competentes no ramo do canto coral. Ele já criou diversos corais e eu já tive a oportunidade de trabalhar com ele em Curvelo quando formamos o Coral Plantar, composto por funcionários daquele empresa reflorestadora.

Além disso, Lindomar Gomes traz no seu vasto currículo a idealização de um dos festivais de corais mais importantes do Brasil e até mesmo da América Latina, o FIC – Festival Internacional de Corais, que eu já tive o privilégio de participar diversas vezes, ora com o coral de Veredinha, ora colaborando na organização.

Tadeu Oliveira


Inscrições e informações:

Núcleo de Interiorização - Secretaria de Estado de Cultura – Unidade Araçuaí
(33) 3731- 4565/ 9959-0572 - daniela.leite@cultura.mg.gov.br

Superintendência de Ação Cultural - Secretaria de Estado de Cultura
(31) 3915-2674/3915-2675 - vania.fonseca@cultura.mg.gov.br

Realização: Governo de Minas e Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais

Assista ao vídeo com comentários dos participantes:



Para mais informações acesse: www.espaçonave.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário