sábado, 17 de julho de 2010

Feira da agricultura familiar movimentou Médio Jequitinhonha

Feira da agricultura familiar movimentou Médio Jequitinhonha Reconhecer a importância da agricultura familiar para a região e para todo o país. Este foi o principal objetivo da Feira da Agricultura Familiar, realizada no Parque de Exposições de Araçuaí, no início do mês de junho.

As 15 delegações de cidades deram um colorido à feira e lotaram com mais de mil participantes o evento que contou com barracas de comidas e produtos típicos produzidos pelos agricultores familiares da região. O encontro serviu também para troca de informações entre os participantes além de palestras sobre temas de relevância ao homem do campo.

Agricultura familiar no Vale

O Médio Jequitinhonha é o maior concentrador de agriculturos familiares no Vale. Há cerca de 57 mil pequenas propriedades rurais entre as 62 mil cadastradas no INCRA. Os municípios de Berilo e Francisco Badaró possuem 97% de agricultores familiares entre as suas propriedades rurais. Esta é proporcionalmente a maior concentração minifundiária de Minas Gerais.

Mas o maior número está em Novo Cruzeiro: são 13 mil agriculores familiares naquele município.

Em Minas Gerais, a agricultura familiar segundo o censo agropecuário 2006, divulgado pelo IBGE, em 2009, a agricultura familiar envolve quase 1,2 milhão de pessoas.

A agricultura familiar reponde por
84% da produção de mandioca,
47% do milho,
30% do café
32% do feijão.
Na pecuária, a produção familiar responde por
34% do plantel bovino,
31% do suíno
28% do avícola,
45% da produção de leite do Estado.
Em seu discurso de abertura do evento, o prefeito de Araçuaí, Aécio Jardim, parabenizou todos os agricultores presentes e lembrou da importância que eles tem para o município e para o Brasil.

Aécio destacou ainda o problema da falta de emprego no campo que, todo ano, obriga centenas de Araçuienses a trabalhar no corte de cana no estado de São Paulo.

Para o prefeito, a agricultura familiar é o alicerce da geração de renda e emprego na zona rural e, por isso, deve ser valorizada e estruturada cada vez mais.

Com informações da Prefeitura de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário