sábado, 17 de julho de 2010

Casa do Estudante de Itaobim completa 8 anos

Casa do Estudante de Itaobim completa 8 anos Criado inicialmente com o objetivo de atender à demanda de jovens carentes de Itaobim-MG. no Médio Jequitinhonha, que cursavam o ensino superior em Teófilo Otoni, o projeto social “Casa do Estudante” hoje beneficia estudantes economicamente carentes, de diversas cidades do Vale do Jequitinhonha, regularmente matriculados em instituições de ensino superior.

A Casa oferece moradia gratuita, inclusão social, espaço para lazer, estudo e organização do movimento estudantil. A intenção é garantir a permanência dos jovens carentes nas universidades criando um espaço de integração, organização e capacitação profissional, além de fortalecer a disposição dos jovens que estão tendo um primeiro contato com o mundo longe da casa dos pais.
Jean Freire e Alexandra, um casal de médicos de Itaobim, criaram o projeto há 08 anos. Advindo ele mesmo de família simples, Jean Freire conseguiu tornar-se médico através de muita persistência e apoio de amigos que o adotaram financeiramente.

Depois de formado no Rio de Janeiro, onde foi professor na Universidade Souza Marques, ele retornou com o sonho de patrocinar um projeto que conseguisse fazer pelos outros aquilo que um dia fizeram por ele.

Nascia ali a “CASA DO ESTUDANTE”, por cujas salas passaram jovens que se formaram em Enfermagem, Serviço Social, Direito, Pedagogia, entre outros.
O compromisso dos jovens, depois de formados, é que retornem para o Vale do Jequitinhonha e continuem a retroalimentar o projeto, possibilitando assim o crescimento da idéia, que pretende para o ano que vem a expansão para Diamantina, Montes Claros e Belo Horizonte.

Atualmente o projeto é coordenado pelo professor de filosofia Otacílio Mendes, a quem cabe a organização e apoio pedagógico aos futuros “doutores” do Jequitinhonha.
Maiores informações podem ser obtidas através do telefone (33) 88247294

Higino Pedro - ARAÇUAI-MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário