quinta-feira, 8 de julho de 2010

10° Forrobodó de Berilo

10° Forrobodó de Berilo
Acenda a fogueira neste sábado, dia 11 de julho
Uma das maiores festas juninas acontecerá neste sábado, dia 10 de julho, no bairro Dom Silvestre, na cidade de Berilo. O povo vai acender a fogueira do seu coração.

É o 10° Forrobodó do Bairro Dom Silvestre, em Berilo. É uma festa junina, sim, em pleno mês de julho.

Um teatro popular armado ao ar livre, na Praça Dr Antônio Carlos, começa às 20 horas, em cima de um caminhão, e uma multidão de pessoas assistindo e participando. Casamento da roça, com tudo o que tem direito a comédias. Pai da noiva, buchuda, de trabuco na mão, e o noivo querendo escorrregar fora da responsabilidade.

Depois saem os noivos, seus 25 pares convidados, vestidos a caráter, em charrete, e uma procissão de gente atrás. soltando foguete, dançando e cantando ao som de uma sanfona, zabumba, pandeiro e triângulo.

Na Rua Delfim Ramalho, em frente e ao lado do Espaço Multiuso (Ginásio Poliesportivo), quase na esquina da Avenida Geraldo Martins, há a entrada do Arraiá do Forrobodó. Muitas barraquinhas, com canjica, doces, pé de moleque, paçoca, caldo de mandioca e muito mais.

Fogueira de chamas enormes. Mesmo assim menores do que o coração de quem realiza a festa..

Esta festa é toda coletiva. Todos dos bairros Dom Silvestre e São Francisco contribuem de uma forma ou de outra. Seja com ingredientes, com a ajuda em fazer os alimentos, na organização da quadrilha, na "tiração da fogueira", na alegria de participar como consumidor das comidas e bebidas, no soltar de foguetes, traques, chuvinhas, estalos e rasta-salão.

E convidam toda a cidade. O povo todo vai e fica até tarde, quando a festa termina em um grande forró.

Ninguém paga nada. É uma fartura com a distribuição de bebidas e comidas para todo mundo que aparecer e quiser confraternizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário