domingo, 4 de julho de 2010

ASA reúne 16 municípios em Encontro Regional em Araçuaí

ASA reúne 16 municípios em Encontro Regional em Araçuaí A seca é uma realidade que não pode ser modificada Articulação do Semi-Árido realiza encontro com objetivo de fortalecer e avaliar a atuação da ASA.

As comissões municipais da articulação do semi-árido de dezesseis municípios da região participaram de uma reunião na ASSOCIAR, na última quarta feira, 30.06, com o objetivo de fortalecer e avaliar a atuação das mesmas.

Acompanhar todas as políticas públicas implantadas pelos órgãos governamentais no município, verificando onde e como os investimentos foram feitos, bem como se os beneficiários foram os realmente que necessitam de tais programas é um dos principais papeis das comissões municipais da ASA. Na última quarta-feira representantes destas comissões participaram em Araçuaí de uma capacitação.

O encontro contou com representantes de dezesseis municípios do Alto, Médio e Baixo Jequitinhonha como Araçuaí, Minas Novas e Jequitinhonha. Na pauta de discussão a realidade de cada município, avaliação das comissões e uma reflexão sobre as políticas trabalhadas e os programas implantados no âmbito do semi-árido.

Sexta-feira, dia 02.07, dando continuidade ao encontro, foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí uma formação para 37 pedreiros e 3 pedreiras dos dezesseis municípios. O objetivo era padronizar o trabalho de construção das estruturas que possibilitam a captação de água de chuva.

A seca é uma realidade que não pode ser modificada. O ser humano precisa se adaptar e conviver com ela. É possível produzir alimentos, ter acesso a água e também a uma vida digna no semi-árido mas para isto é preciso planejamento e investimentos na região. E por falar em semi-árido, os ribeiros que cortam o município sofrem com a degradação ambiental. Se nada for feito eles correm o risco de desaparecerem.

Fonte: TV ARAÇUAÍ, com o repórter André Sá

Nenhum comentário:

Postar um comentário