segunda-feira, 5 de maio de 2014

Voluntários recolhem lixo na praia de Almenara, durante caminhada ecológica.

Eles realizaram uma caminhada ecológica para chamar a atenção sobre a degradação da praia.

Foto: Diário do JequiVoluntários recolhem lixo na praia de Almenara, durante caminhada ecológica
A praia de Almenara já foi considerada uma das mais belas do rio Jequitinhonha
Integrantes da Comissão do Partido Verde de Almenara,  no Vale do Jequitinhonha, juntamente com voluntários, realizaram uma caminhada ecologica na manhã de  sábado (03).

Durante a caminhada foram recolhidos muito lixo espalhado  ao longo da praia (garrafas pet, latinhas, sacos plásticos, copos descartáveis entre outros resíduos).
A praia de Almenara é uma das maiores praias fluviais  da região. Com potencial imenso para o turismo,  a praia do rio Jequitinhonha conta com 1 km e meio de extensão e quase 200 metros de largura. Com uma areia fina e branca,  a praia era ideal para o lazer e  local de encontro nos fins de semana, até a década de 80.
  
Com o crescente desmatamento das matas ciliares dos afluentes do Jequitinhonha para a prática da pecuária,a falta de tratamento de esgoto  despejado em seu leito e a construção da hidrelétrica de Irapé, a praia de Almenara, para muitos, perdeu seu encanto.
  
O lixo não é o único problema enfrentado pelos apreciadores do local. A retirada indiscriminada de areia  para ser usada na construção civil, fez com que a areia fina e branca se misturasse com barro e lama, facilitando o crescimento de mato e grama, diminuindo a área de lazer.
  
O Jequitinhonha que antes era cristalino, hoje esta com coloração amarelo escuro, devido a grande quantidade de mercúrio e óleo que é jogado no rio pelos garimpeiros ilegais que vivem a procura de ouro em suas margens. O mercúrio modificou a cor da areia para uma tonalidade mais forte.

O próprio nome da cidade é prova do garimpo discriminado que se viu ao longo de muitos anos. O nome Almenara é uma palavra derivada do árabe que significa "fogaréu que se acende nas mouriscas" ou simplesmente "farol", uma  denominação para um lugar que servia exatamente como posto de vigilância da rota do ouro.
  
Nossa história se reflete nas águas do nosso maior tesouro, o rio Jequitinhonha.  Cabe a presente geração reescrever a história, deixando um  legado para a geração futura. 




Fonte: Diário do Jequi


Nenhum comentário:

Postar um comentário