sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Jovens de Coronel Murta se formam em design e artesanato de jóias e gemas

Jovens de Coronel Murta se formam em design e artesanato de jóias e gemas

A natureza geológica de Minas Gerais se destaca pela diversidade e abundância de minerais de alto padrão de qualidade, principalmente o setor de gemas e joias que é visto como um importante gerador de divisas do Estado.


O êxito do primeiro projeto do Centro Minas Design (CMD) no Vale Jequitinhonha, com a elaboração de jóias com resíduos, mostrou ser um exemplo de sucesso de design. Diante disso, o CMD deu início, neste mês, a capacitação em técnicas de lapidação para jovens de Coronel Murta, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas, pelo projeto DA GEMA - Itaporarte.

O DA GEMA é um projeto continuado, com duração de dois anos, que tem como um dos objetivos transformar o Laboratório Itaporarte de Lapidação e Artesanato Mineral, pertencente a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em um modelo de miniplataforma produtiva, pela transferência de conhecimentos que contribuam ao desenvolvimento de tecnologia própria associada a aspectos de inovação de design.

O projeto contempla, também, o desenvolvimento de 48 linhas de produtos em feldspato e turmalina, minerais em grande quantidade na cidade, oriundos de descartes da extração de gemas, tendo como base as peças da ação anterior, com conceitos orientados pelo aprimoramento dos processos produtivos e valorização das referências culturais locais.

Além disso, a iniciativa, associada à inovação e a renovação criativa, utiliza o design para trazer novos valores para a economia da cidade, aumento do nível de capacitação, por meio de aulas de práticas, melhorando o acesso a emprego e renda.

Segundo a coordenadora do projeto Maria Bernadete Teixeira, a diferença deste trabalho para o anterior está na transferência de conhecimentos para uma capacitação programada, preparando os jovens para aprender todo o processo. “A metodologia do DA GEMA - Itaporarte visa preparar e treinar os alunos no desenvolvimento da parte produtiva, aprendendo questões de técnica, de segurança e ergonomia, ao final, elaborando produtos com qualidade”, afirmou.

Para o consultor do DA GEMA, Adriano Mol, o design envolvido no desenvolvimento dos produtos com a matéria-prima presente na região vão ser mais sofisticados, mantendo sempre a iconografia regional. “O design entra na origem deste trabalho, pois é um projeto pioneiro e inovador de inserção do design em pequenas unidades produtivas, que vai permitir a população o aprendizado de produção de artesanato mineral contemporâneo, usando técnicas de lapidação”, declarou.

O aluno do projeto, Deividy Silva, acha a iniciativa muito importante e uma ótima oportunidade para aprender algo novo. “Desejo aprender este ofício, trabalhando no Laboratório, e, ao final, poder conseguir uma profissão”, disse.

DA GEMA
O Projeto Piloto DA GEMA - Inserção do design nos APLs - Araçuaí, Belo Horizonte, Coronel Murta e Teófilo Otoni, foi realizado no âmbito da ação do Centro Minas Design (CMD), integrante do Projeto Estruturador “Rede de Inovação Tecnológica”, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes-MG), e obteve como resultado o desenvolvimento 20 produtos ou linhas de produtos inovadores, como novos modelos de lapidação de gemas, produtos para mesa em quartzo, luminária, pingentes, anéis, entre outros para serem comercializados e vendidos para o Brasil e exterior.

O segundo projeto do DA GEMA atendeu cinco empresas das cidades de Itabira, Lagoa Santa e de Belo Horizonte, e foi desenvolvida uma linha de produtos como anéis, colares, entre outros, utilizando coco e ouro, crochê de metal e hematita.

A terceira ação do CMD DA GEMA - Itaporarte é financiada pela Sectes e Fapemig.

Com informações da Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário