quinta-feira, 11 de novembro de 2010

UFMG quer apoiar artesanato de Caraí e Francisco Badaró

UFMG quer apoiar artesanato de Caraí e Francisco Badaró
Exposição de artesanato do 28º Festivale de Padre Paraíso, em 2.010

O projeto Artesanato Cooperativo, da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais, vem desenvolvendo várias ações de apoio ao artesanato do Vale.

Na segunda semana de setembro, Terezinha Furiati e Daniela Vieira, integrantes do projeto, e os estagiários Lânia Silva e Fernando Ferreira visitaram as cidades de Caraí e Francisco Badaró além de distritos da região. Esta viagem teve como objetivo dar continuidade aos trabalhos realizados pelo projeto na região.

Em Caraí, uma reunião na prefeitura tratou de questões como valorização do artesanato e a comemoração pela retomada das atividades da associação.

Os artesãos locais, com o apoio do Artesanato Cooperativo, estão comemorando um ano da reativação da associação de artesãos da cidade. Segundo os artesãos, o maior entrave para o efetivo funcionamento da associação reside na distribuição e vendas dos produtos. Essa questão acaba levando a procura por revendedores, o que compromete o lucro e a valorização do trabalho.

Mas para Terezinha "...é notório o interesse no fortalecimento da associação. Eles (os artesãos) têm demonstrado um maior nível de consciência com relação a importância de uma associação atuante."

Para isso, o projeto Artesanato Cooperativo vem trabalhando no sentido de envolver a Prefeitura e os habitantes de Caraí, buscando discutir formas de apoio, parcerias, suporte técnico, valorização e reconhecimento de seu artesanato.

No distrito de Marambainha ocorreu a visita a uma Bambuzeria, que fabrica móveis de bambu de forma artesanal, buscando conhecer a realidade e discutir alternativas para retomada da produção da associação.

Em Francisco Badaró, o projeto se reuniu com os artesãos e o prefeito da cidade, Sr. José João de Figueiró Oliveira, para informar que a cidade será uma das homenageadas na próxima feira de artesanato do Vale na UFMG. Como resultado, a comunidade deve escolher uma das mestras artesãs do algodão para ser homenageada na feira em 2011.

Em Santana do Araçuaí, distrito de Ponto dos Volantes, o Polo definiu com os artesãos as próximas ações de fomento à produção local, que deverão se concretizar em forma de oficinas para os interessados.

Com informações do Polo Jequitinhonha, da UFMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário