quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Acervo do Jornal GERAES terá registro histórico

Acervo do Jornal GERAES terá registro histórico
Fundadores da imprensa de resistência vão revisitar o Vale, registrando sua influência e frutos como o Festivale

A turma que agitou o Vale do Jequitinhonha, nos anos 70 e 80.
Quem arrisca a identificação?

Em uma carta
circular aos amigos e agentes culturais do Vale do Jequitinhonha, quatro fundadores do Jornal GERAES, que circulou no Vale do Jequitinhonha, no final da década de 70 e início dos anos 80, comunicam que estarão revisitando a região e ouvindo a população sobre a importância histórica do jornal e seus frutos, como o Festivale.

Leiam a carta:

“Nós, Aurélio Silby, Carlos Figueiredo, George Abner e Tadeu Martins, fundadores do Jornal GERAES, tomamos a iniciativa de pensar um projeto que possibilitasse a reprodução em livro, com qualidade técnica e de impressão, de todas as edições do jornal GERAES.
Além do livro GERAES resgatar o aspecto histórico e a importância política do Jornal para a região, ele será distribuído gratuitamente às bibliotecas municipais e das escolas de todos os municípios do Vale, aos centros culturais, grupos de cultura, sindicatos e associações, além de ser disponibilizado para todos os amigos e amigas, cujos nomes fazem parte do Expediente do Jornal GERAES.
O livro trará também uma edição especial do GERAES, realizada com informações atuais, que correspondam ao momento em que o livro estivesse sendo publicado. Essa edição especial do jornal GERAES, separadamente do livro, será distribuída também por toda a região do Vale do Jequitinhonha e em Belo Horizonte, servindo inclusive como meio para divulgação do Livro.
Claro que a nossa idéia de realizar uma edição especial do jornal GERAES tem como objetivo promover uma reflexão sobre o papel desempenhado pelo jornal e, ao mesmo tempo, inseri-los no momento político/cultural da atualidade na região e de instrumentos que ainda resistem, como o FESTIVALE.

Estes jovens ainda provam "que os sonhos não envelhecem". Aqui, pelas ruas de Minas Novas, no início do movimento.

O projeto teria que passar pela aprovação da Lei Federal de Incentivo à Cultura, processo de captação e todos esses passos, somente agora foi possível realizar a tarefa.
Nesse sentido estamos informando a todos vocês, que de forma direta ou indireta trabalharam e contribuíram para a existência do Jornal GERAES, que a partir do dia 8 de novembro estaremos os quatro viajando para o Vale do Jequitinhonha, durante aproximadamente 20 dias, para colher o material que será usado na edição especial do GERAES, e em seguida publicarmos o livro completo.
A programação inicial que traçamos para a implementação do projeto é:
- de 8 a 25 de novembro - levantamento de material no Vale, conversando e entrevistando pessoas do passado e do presente, fotografando e filmando;
- até 30 de novembro - elaboração do material para o jornal.
- dia 15 de Dezembro - lançamento da Edição Especial do GERAES em
BH, com distribuição do Jornal.
- a partir do dia 15 de dezembro - distribuição do jornal no Vale.
- dia 22 de janeiro de 2011- lançamento do Livro GERAES em Itaobim (1º lançamento no Vale).
- dia 22 de fevereiro de 2011 - lançamento do Livro GERAES em BH.
Esta proposta inicial dependerá de vários contatos e será confirmada posteriormente com vocês por e-mail, com os locais, datas e toda a programação. Para mais informações, sugestões, ou encontros de caráter pessoal ou coletivo com o grupo (Aurélio, Carlos, George e Tadeu), favor enviar correio eletrônico para: tadeu.martins@bol.com.br

Gostaríamos que divulgassem as informações desse projeto a todas as pessoas de seu relacionamento, que participam ou participaram de projetos no Vale, além dos amigos e amigas que se interessam pela vida dos que
moram no Vale do Jequitinhonha.

Um grande abraço a todos vocês!

Aurélio Silby
Carlos Figueiredo
George Abner
Tadeu Martins"

Estes cidadãos acima eram jovens estudantes do Vale do Jequitinhonha, todos universitários em Belo Horizonte, Aurélio Silby, de Ponto dos Volantes (Economia – PUC), Carlos Figueiredo, de Itaobim (Sociologia – UFMG), George Abner, de Pedra Azul (Jornalismo – PUC) e Tadeu Martins, de Itaobim (Engenharia Química-UFMG).
Em março de 1978, eles lançaram o jornal “Geraes”, um tablóide da imprensa alternativa, que pretendia “dar voz e vez ao povo do Vale” e mostrar para o Brasil “a realidade de um povo, sua história e sua luta por melhores condições de vida”.

Contaremos mais hstórias aqui, acompanhando mais esta empreitada dos nossos companheiros, ainda militantes do sonho a se realizar.

Leia mais aqui: viva-o-vale-do-jequitinhonha


Um comentário:

jihad jaabous disse...

Urgente SOS
Para GEORGE ABNER, yo soy jose el palestino te he buscado por muchos años .
Hace mas de 20 años,porfavor necesito contactarme con george ayudanme.
Mi e -mail jihadjaabous@gmail.com
Facebook. jihad jaabous

Postar um comentário