terça-feira, 30 de novembro de 2010

Alto Jequitinhonha: Festival de Atletismo teve mais de mil atletas

Estação Conhecimento promove Festival de Atletismo no Vale do Jequitinhonha
A Estação Conhecimento do Vale do Jequitinhonha recebeu cerca de mil atletas, de 23 municípios da região, no 1º Festival de Atletismo, realizado neste sábado, 27.11, em Diamantina, sede da Estação. As atividades ocorreram das 8h às 18h e incluiram provas de força, velocidade, agilidade e resistência.

Resultado da parceria firmada, em 2009, entre a Fundação Vale e o Governo de Minas, por meio da Secretaria Extraordinária para o Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e do Norte de Minas (Sedvan) e do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene), a Estação Conhecimento (EC) já começa a apresentar resultados, com ações focadas no desenvolvimento humano e voltadas para o aperfeiçoamento esportivo e educacional dos municípios envolvidos.

O Festival de Atletismo teve como objetivo disseminar a cultura esportiva e a categoria Atletismo, um dos programas norteadores da EC, junto à comunidade jovem. Etapas municipais foram realizadas para a escolha dos participantes da Etapa Regional, e as vagas foram distribuídas pelo critério da população de cada localidade.

Durante a etapa municipal, foi realizada, ainda, uma coleta de dados do desempenho esportivo de todos os participantes da cidade para compor um Banco de Dados Esportivos da Estação Conhecimento. Todos os municípios receberam uma Cartilha de Orientação e kits de materiais esportivos como trenas, cronômetros e cones.

As cidades participantes são: Alvorada de Minas, Angelândia, Aricanduva, Capelinha, Carbonita, Coluna, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouvêa, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubitschek, Santo Antônio do Itambé, Rio Vermelho, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serra Azul de Minas, Serro, Turmalina e Veredinha.

Estação Conhecimento
As Estações Conhecimento são núcleos de desenvolvimento humano e econômico que visam fomentar o empreendedorismo, a criatividade, a inovação, a articulação de parcerias, a participação e o compartilhamento de ações, respeitando as características de cada região e trabalhando a partir de oportunidades e vocações já existentes nos municípios.

Em Diamantina, a Vale investirá cerca de R$ 10 milhões na EC e oferecerá atividades educacionais, com cursos em esporte, cultura, qualificação profissional e profissionalização, a 1.500 crianças e jovens, de 23 cidades do Vale do Jequitinhonha.

Essa é uma iniciativa da Fundação Vale e Governo do Estado de Minas Gerais.

Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário