terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Lula inaugura obras no Jequitinhonha

Lula chega ao Vale do Jequitinhonha, nesta terça, com Dilma e mais seis ministros
Presidente abre série de viagens que fará ao Estado neste ano com inauguração de obras em Jenipapo de Minas, Araçuaí e em Juiz de Fora.
José Antônio Orlando - Repórter - HOJE EM DIA
Presidente Lula cumpre extensa agenda de compromissos políticos e inaugurações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cumpre nesta terça-feira (19) uma extensa agenda de compromissos políticos e inaugurações em Minas Gerais, acompanhado por uma comitiva de parlamentares e sete ministros. Lula chega acompanhado de Dilma Rousseff (Casa Civil), pré-candidata à Presidência da República, Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), pré-candidato do PT ao Governo de Minas, e Hélio Costa (Comunicações), também pré-candidato ao Palácio da Liberdade, pelo PMDB. Ainda integram a comitiva os ministros Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), Fernando Haddad (Educação), Édison Lobão (Minas e Energia) e Luís Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

A visita abre a série de viagens que o presidente deverá fazer a Minas neste ano, em companhia dos candidatos do PT aos Palácios do Planalto e da Liberdade. A comitiva do presidente tem previsão de chegada às 9h45 no Aeroporto de Araçuaí, de onde Lula seguirá para a vizinha Jenipapo de Minas, também no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres de Minas. Em Jenipapo, Lula e os ministros inauguram a Barragem de Setúbal, obra iniciada em 1980 e que agora foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo o prefeito de Jenipapo, Márlio Geraldo Costa (PDT), a barragem será a “redenção” do município, pois deverá regularizar a vazão de importantes cursos d’água na região, que chegam a secar completamente nos meses de estiagem. De acordo com o prefeito, a obra vai beneficiar pelo menos 50 mil pessoas na região. Com 290 metros de extensão e 58 metros de altura, a barragem resulta de parceria entre os governos federal e estadual, que investiram respectivamente R$ 182 milhões e R$ 21 milhões.

Aécio Neves justifica ausência
O governador Aécio Neves (PSDB), entretanto, alegou que tem outros compromissos na agenda e não vai acompanhar o presidente em sua passagem por Minas. Em entrevista concedida na tarde de ontem, no Rio de Janeiro, o governador informou que foi comunicado da agenda quase no final de semana. “Já estou retornando agora para Belo Horizonte e tenho outros compromissos em Minas. Expliquei isso ao presidente, que compreendeu perfeitamente”, explicou Aécio.

Questionado sobre o “distanciamento” em relação a Lula, que viria preservar sua proximidade com o governador de São Paulo, José Serra, Aécio negou qualquer estratégia. “As pessoas que me conhecem na política sabem que eu não considero alguém meu inimigo ou com ele sou descortês porque está no outro campo político. Em outras ocasiões, quando isso convergir com a minha agenda, vou estar recebendo Lula como governador do Estado, mas os meus compromissos políticos estão no campo da oposição”. Nas solenidades desta terça-feira (19), Aécio será representado pelo presidente da Ruralminas, Celso Cota.

Depois da inauguração em Jenipapo de Minas e do almoço da comitiva, programado para acontecer no canteiro de obras, Lula e os ministros retornam a Araçuaí, onde inauguram uma escola técnica do Instituto Federal Norte de Minas. A escola integra o programa do Ministério da Educação que tem por objetivo expandir a rede de ensino público profissional.

Em seguida, Lula seguirá de helicóptero para Juiz de Fora, na Zona da Mata, onde será inaugurada a Usina Termelétrica para Biocombustível, a primeira do mundo a usar o combustível renovável para geração de energia elétrica. Às 18 horas, também em Juiz de Fora, Lula inauguram uma Unidade de Pronto-Atendimento.
Fonte: Jornal Hoje em Dia, de 18.01.2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário