sábado, 30 de janeiro de 2010

Professores querem garantia de piso salarial

Professores protestam contra Governo
Eles querem a garantia de piso salarial
Aproveitando a visita do Governador Aécio Neves ao município de Jequitinhonha, o SINDUTE (Sindicato Único dos Trabalhadores da Educação) organizou um protesto pacífico reivindicando melhores condições de trabalho para os profissionais da área. Faixas, apitaços e gritos de protestos marcaram a manifestação.

Em entrevista ao Diário do Jequi, o presidente do SINDUTE Regional, Côncio Matos, informou que “apesar de aprovado, o novo piso salarial ainda não foi implementado pelo governo de Minas e o Governador se nega a pagar o piso de R$ 1.382,50 para a categoria”(...)
Minas: Pior salário
Segundo ele, “ O Estado de Minas Gerais paga para a categoria um dos piores salários do país e nós precisamos romper com a prática de desvalorização dos trabalhadores da educação. Ele reconhece que Aécio Neves equipou as escolas e melhorou a parte física, entretanto a valorização profissional não faz parte do Governo Aécio Neves”.

Entrevista: Anastasia
Na oportunidade, entrevistamos também o vice governador de Minas, Professor Antônio Anastásia:
Diário do Jequi: Em relação aos professores da rede estadual e ao plano de carreira, qual a proposta de governo para atender essa questão?
Anastasia: O plano de carreira foi criado no atual governo. Criamos o plano de carreira. O plano de carreira está em ação. É natural que todos queiram salários melhores, nós todos queremos, e temos dificuldades. Todavia, tivemos no ano passado, um ano ruim. Mas esse ano estamos estudando algumas alternativas para ver que tipo de notícia positiva possamos dar até abril, que é a data limite da legislação eleitoral. Conseguimos colocar todos os passivos em dia, conseguimos aprovar o plano de carreira. Pagamos os débitos antigos, colocamos o 13º salário em dia. Criamos um 14º salário, que já foi pago no ano passado e será pago novamente. Então acredito que as condições fundamentais estão sendo criadas para melhorarmos ainda mais a educação pública em Minas Gerais.
D.J.: E em relação ao piso salarial?
Anastasia: O Estado já cumpre o piso. Porque o piso é de 40 horas. E o piso entende-se o prêmio que engloba toda remuneração. E já temos para 24 horas, R$ 850. Então, no nosso entendimento, esse piso já é cumprido de acordo com o entendimento do Supremo. Agora sabemos que mesmo assim ainda é pouco. O nosso esforço será sempre de melhorar a remuneração para atrair novas pessoas e dar, evidentemente, aos professores uma posição muito mais positiva".
Fonte: Leo Rocha, do Diário do Jequi, de Almenara

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pelo seu blog e pela informação. Isto me interessa muito pois sou professora aqui em Serro/MG. Obrigada

Valdecy Alves disse...

Meus parabéns pelo blog e não deixe de ler matéria sobre: POR QUE NINGUÉM MAIS QUER SER PROFESSOR? Basta acessar meu blog, clicando em:
www.valdecyalves.blogspot.com

Não deixe de ler poesias de minha autoria vendo video-poesia, clicando em:

http://www.youtube.com/watch?v=jj0tAsBOkO8

Postar um comentário