sexta-feira, 20 de março de 2020

Vale do Jequitinhonha e norte de Minas têm 77 casos suspeitos de coronavírus

Resultado de imagem para coronavírus

Minas tem 4.122 casos suspeitos de coronavírus. 38 foram confirmados.
Norte de Minas tem 54 casos suspeitos. 
Vale do Jequitinhonha, 23. Mucuri, um.

Um balanço da Secretaria de Saúde de Minas, na tarde dessa sexta-feira, 20.03, constata um avanço da pandemia de coronavírus em todo o Estado.

Foram notificados 4.122 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 4.084 estão em investigação como suspeitos e trinta e oito (38) casos foram confirmados. Há casos de transmissão comunitária em Belo Horizonte.
Foram confirmados casos nos seguintes municípios: Belo Horizonte (20 casos); Coronel Fabriciano (1 caso); Divinópolis (1 caso); Ipatinga (1 caso); Juiz de Fora (5 casos); Mariana (1 caso); Nova Lima (4 casos) Patrocínio (1 caso); Poços de Caldas (1 caso) Sete Lagoas (1 caso); Uberaba ( 1 caso); Uberlândia (1 caso).

No norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, houve um crescimento geométrico de 10 casos suspeitos, na segunda-feira, 16.03, para 77 casos suspeitos, no dia 20.03.
Durante a semana, todas as regionais de saúde realizaram reuniões com gestores públicos municipais e serviços privados de saúde, fornecendo orientações sobre o combate ao coronavírus.
Confira o quadro de evolução do coronavírus, no final do post.

Perfil parecido com a Itália
Ao abordar o perfil epidemiológico do coronavírus no Estado, a médica infectologista da SES-MG, Tânia Marcial, apontou que a nossa curva de tendência é mais parecida com a da Itália. “O Coronavírus tem rápida disseminação. Cerca de 80% dos casos são leves (repouso e recolhimento domiciliar) e 20% de evolução moderada à grave. Dos casos moderados a grave, cerca de 5% necessitam de internação em UTI e, aproximadamente, 2% precisam de ventilação mecânica. É fundamental que os municípios e a saúde suplementar, tenham o seu plano de contingência muito bem definido para o atendimento preciso desses pacientes”, reforçou.
Em complementação, a Diretora de Vigilância de Agravos Transmissíveis da SES-MG, Janaína Fonseca Almeida, reforçou que, além desses cuidados para evitar a transmissão do vírus é fundamental que a população evite aglomerações, principalmente, em municípios de transmissão comunitária. “É importante que as pessoas fiquem em casa, principalmente, idosos e doente crônicos, que são os maiores grupos de risco. Suspendam tudo que não tenha urgência de ser resolvido. Nesse momento é fundamental as pessoas se preservarem. A SES está trabalhando com vários grupos de medidas, como clínico epidemiológicas, contingência, contingência social e de Governo. Com isso, concentrando todos os esforços para conseguirmos achatarmos a curva de transmissão e o impacto para os serviços de saúde”, explicou.
Resultado de imagem para coronavírus

Ações no controle do vírus                    
Desde o início da pandemia, a SES-MG vem adotando medidas para enfrentar o avanço da doença. No dia 13/3, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) decretou Situação de Emergência em Saúde Pública no estado como uma das ações de preparação para assistência aos pacientes com coronavírus. Entre as medidas previstas pelo decreto está a dispensação de licitação para compra de insumos, medicamentos e aparatos médicos, além da contratação de profissionais. Clique aqui e acesse o Decreto nº113, de 12 de março de 2020.

O Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais conta com 2.795 leitos de UTI que poderão ser utilizados para atendimento dos casos graves de infecção pelo coronavírus, podendo, ainda, adquirir leitos na rede privada e habilitar novos, caso necessário.

Regionais de Saúde e Municípios se mobilizam
As Regionais de Saúde dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Diamantina e Teófilo Otoni), e norte de Minas (Januária, Pirapora e Montes Claros) organizaram reuniões com os gestores públicos e serviços de saúde particulares, nessa semana, para repasses de informações e orientações para o combate ao coronavírus. Foi apresentado o cenário epidemiológico, conceitos em relação ao COVID-19, o papel dos Agentes Comunitários de Saúde e o manejo clínico dos casos, o papel dos hospitais, o fluxo laboratorial e envio de amostras, bem como informações acerca de medicamentos e insumos farmacêuticos. Além disso, foi cobrado a elaboração do Plano de Contingência Municipal COVID-19.
Regional de Saúde de Montes Claros orienta sobre o Plano de Contingência
Em reunião, dia 17.03, em reunião com representantes dos municípios, foi apresentada a proposta da Regional de Saúde para atendimento dos pacientes acometidos por coronavírus nos serviços de saúde. Ficou definido que os usuários que apresentem sintomas leves da doença serão atendidos e acompanhados pelos serviços de atenção primária dos municípios.

Já os casos confirmados de Covid-19, com sinais de gravidade, mas sem indicação de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), serão atendidos em hospitais polo de microrregiões de saúde sediados em Bocaiuva, Coração de Jesus, Francisco Sá, Janaúba, Monte Azul, Montes Claros, Salinas e Taiobeiras.

Os pacientes que sejam diagnosticados com contaminação pelo coronavírus e que tenham indicação de internação em Centro de Terapia Intensiva (CTI) serão encaminhados para o Hospital Mário Ribeiro, em Montes Claros; Hospital Santo Antônio, sediado em Taiobeiras; e, em Janaúba, para os hospitais Fundajan e Regional de Janaúba.
Resultado de imagem para coronavírus
Durante a reunião, o médico e coordenador de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros, Enius Freire Versiane, destacou que a elaboração dos planos municipais de contingência Covid-19 e definição dos fluxos de atendimento interno por parte dos hospitais, se constitui iniciativa importante para agilizar o atendimento de pacientes contaminados pelo coronavírus. “É fundamental que os pacientes com sintomas leves sejam atendidos nos serviços de atenção primária dos municípios e não nos hospitais, a fim de evitar a contaminação de outras pessoas que estejam com o sistema imunológico mais comprometido. Os hospitais atenderão apenas os pacientes em situação de saúde mais grave e, para que não ocorram problemas com a falta de leitos a partir de 21/3 as cirurgias eletivas serão suspensas”, explicou o médico.
Nos últimos cinco dias, casos suspeitos no norte de Minas pularam de quatro para 54
A evolução do quadro de casos suspeitos do coronavírus no norte de Minas cresceu de forma geométrica. De quatro casos suspeitos, na segunda-feira, dia 16.03, saltou para 54 casos, nessa sexta, 20.03, de acordo com os Boletins Epidemiológicos, diários, da Secretaria de Saúde de Minas.  O crescimento de casos em Montes Claros é destaque: de 04 para 23. Um caso foi descartado.
Em São Francisco, surgiram 9 casos, nessa sexta. Em Bocaiúva, foram 5 casos notificados, na quinta. Isso indica um subnotificação. Os gestores municipais de saúde não lançam no sistema os casos que vem surgindo. Isso pode prejudicar o atendimento da rede de serviços do SUS - Sistema Único de Saúde.  
No Vale do Jequitinhonha, de seis casos na segunda-feira, foram notificados 23 na sexta, 20.03. O caso mais destacado é o de Diamantina. São 10 casos suspeitos, no último Boletim Epidemiológico. Porém, a Secretaria Municipal de Saúde informa que há oito casos descartados e somente 4 em investigação. Assim, em todo o Vale do Jequitinhonha, os números caem para 17.

Nenhuma descrição de foto disponível.
No Vale do Mucuri, há  apenas um caso suspeito notificado em Teófilo Otoni.
Evolução dos casos suspeitos do coronavírus
Vale do Jequitinhonha
Município
16.03.20
17.03.20
18.03.20
19.03.20
20.03.20
Almenara
--
--
01
01
02
Capelinha
01
01
01
01
01
Chapada do Norte
--
--
--
01
01
Diamantina
05
04
05
07
10 
Itamarandiba
--
--
--
01
01
Itaobim
--
--
02
03
03
Jequitinhonha
--
--
--
--
01
Jordânia
--
--
--
01
01
Mata Verde
--
--
--
01
01
Medina
--
--
01
--
--
Minas Novas
--
--
--
01
01
Ponto dos Volantes
--
--
01
01
01
T O T A L
06
05
11
18
23
 Fonte: Informe Epidemiológico - SES/MG

Evolução dos casos suspeitos do coronavírus
norte de Minas
Município
16.03.20
17.03.20
18.03.20
19.03.20
20.03.20
Bocaiúva
--
--
--
05
05
Itacarambi
--
--
--
01
01
Januária
--
--
--
03
04
Japonvar
--
--
--
02
02
Jequitaí
--
--
--
01
01
Joaquim Felício
--
01
01
01
01
Lassance
--
01
01
--
01
Montes Claros
04
03
05
13
23
Pirapora
--
01
01
01
01
Rio Pardo de Minas
--
--
--
--
01
São Francisco
--
--
--
--
09
Varzea da Palma
--
--
--
02
02
Varzelândia
--
--
--
01
03
T O T A L
04
06
08
30
54
 Fonte: Informe Epidemiológico - SES/MG

Fontes: Secretaria de Estado da Saúde de Minas

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário