quinta-feira, 26 de março de 2020

Coronavirus: video de cientista que previu um milhão de mortes no Brasil viraliza na net




O cientista brasileiro faz previsão de milhares de mortes se não houver prevenção.

Video teve 4,5 milhões de acessos.

Quem é Atila Iamarino e por que você deveria assisti-lo

Com base em dados de pesquisas internacionais, cientista mostrou por que os EUA e a Inglaterra mudaram de estratégia no combate ao coronavírus.





REPRODUÇÃO/YOUTUBE


Atila Iamarino é biólogo, doutor em microbiologia pela USP (Universidade de São Paulo), com pós-doutorado pela USP e pela Yale University.

“Você viu a live do Átila? Veja. Devastador”. Foi assim que eu fiquei sabendo que um vídeo do YouTube ia pautar minha noite de sexta-feira (20.03). Em 1 hora e 16 minutos — vídeo que parece longo —, o cientista Atila Iamarino explica didaticamente por que países como Estados Unidos e Inglaterra mudaram de estratégia no combate ao coronavírus.
Com auxílio das divulgadoras científicas Camila Laranjeira e Vivi Mota, do @canalpeixebabel, Atila teve acesso ao estudo Impact of non-pharmaceutical interventions (NPIs) to reduce COVID19 mortality and healthcare demand, de 16 de março. É este o material que dá base para ele fazer a estimativa de um milhão de mortes no Brasil.
E como ele mesmo enfatiza na transmissão, isso só ocorrerá, caso nada seja feito. O que não é a realidade. Mesmo o que haja críticas, o Brasil tem tomado medidas de combate à disseminação do vírus, o que o próprio cientista sinaliza. O número assustou. E o vídeo se tornou um dos assuntos mais comentados do fim de semana. Para se ter ideia, enquanto escrevo este texto, o vídeo já foi visto mais de 4,6 milhões de vezes.
Logo no início, ele faz um alerta: “Se você está muito ansioso, muito preocupada com o que está acontecendo, recomendo pular essa live. (…) Vai ser uma conversa com números e uma conversa que não vai ser muito legal”.
Na live, ele mostra dados e explica que os EUA e a Inglaterra, que vinham minimizando os esforços, mudaram de ideia quando tiveram acesso a documentos que mostram o impacto da doença covid-19 no sistema de saúde. “O estudo concluiu que 80% dos ingleses ou americanos poderiam pegar o coronavírus se nada fosse feito para conter o vírus. E de repente, a mortalidade de 3%, 2%, que parece pequena, fica gigante. Ainda assumiram uma mortalidade mais baixa do que está sendo vista no mundo”, diz ele. E o resultado é esse gráfico abaixo:



REPRODUÇÃO/YOUTUBE

O gráfico mostra o que acontece caso nada seja feito, caso haja isolamento de casos, fechamento de escolas e universidades e a capacidade do serviço público. 
A partir desses dados, ele reforça sua principal mensagem: Fique em casa!
Atila explica ainda que a principal diferença do novo vírus para a gripe é o fato de ela não poder infectar grande parte das pessoas porque algumas já tem alguma imunidade à gripe. “Potencial de pessoas infectadas com gripe é relativamente baixo todo ano. O potencial de pessoas infectáveis cm o coronavírus é de 100% da população”, alerta.
Aqui a íntegra do vídeo:

Mas quem é Atila Iamarino? Por que prestar atenção no que ele fala?

Atila Iamarino é biólogo, doutor em microbiologia pela USP (Universidade de São Paulo), com pós-doutorado pela USP e pela Yale University. Veja aqui o currículo lattes dele.
Iamarino estudou disseminação de vírus, como o do Ebola, HIV e o Zika. É famoso nas redes sociais também por comandar o canal Nerdologia, com 2,7 milhões de inscritos no YouTube.
Atila é ainda fundador do ScienceBlogs, rede de cientistas que trabalham para tornar o conhecimento científico mais próximo do cotidiano brasileiro. Em sua apresentação no TEDxUSP, Educação para o Futuro, o biólogo conta um pouco sobre como começou a falar sobre ciência na internet. No vídeo de 2017, ele também dá uma lição de esperança aos estudantes, que flerta com a realidade que vivemos hoje.
“Para quem está confuso na graduação, chateando com o que está fazendo: Fica tranquilo. Não sei o que você vai fazer agra, mas com o que você vai trabalhar daqui para a dez anos, provavelmente não foi nem inventado”, diz.

Divulgadores científicos

Também são divulgadores científicos personalidades da área, como o biólogo Hugo Fernandes-Ferreira, que é doutor em Zoologia, professor universitário e apresentador de TV, o paleontólogo Pirulla, que conta com 872 mil inscritos em seu canal no YouTube, e o biólogo Estevão Slow (com mais de 155 mil inscritos em seu canal no YouTube). 
Em 2018, o HuffPost Brasil, junto com integrantes do Science Vlogs, fez na campanha presidencial um debate com os candidatos à Presidência sobre as propostas para a área de Ciência e Tecnologia.
Fonte: https://www.huffpostbrasil.com/entry/atila-imarino-coronavirus_br_5e795bf5c5b63c3b6495eca0 

Distanciamento social pode fazer Brasil se sair melhor, diz biólogo Atila Iamarino

As estimativas caem da casa dos milhões, mas permanecem nos milhares, o que reforça a necessidade de manter e até ampliar a quarentena
Jornal GGN – O biólogo e pesquisador Atila Iamarino divulgou na noite de sexta (27), no Youtube, um vídeo com uma boa notícia. O grupo de estudo do Imperial College, que embasa as ações contra o coronavírus em outros países, revisou para baixo as estimativas de casos confirmados e mortes por COVID-19 no Brasil e outras nações.
Para ele, isso é indicativo de que “agimos cedo” e temos potencial para conter o avanço da doença porque vários estados impuseram, por exemplo, distanciamento social e fechamento de comércios em seus territórios.
Atila afirma que mesmo diante da revisão dos dados, a situação ainda é complicada, porque as estimativas caem da casa dos milhões mas permanecem nos milhares, o que reforça a necessidade de manter e até ampliar e endurecer a quarentena, se for o caso.
O biólogo, que estudou no exterior e tem especialização sobre ebola e SARS, tem feito vídeos inéditos sobre coronavírus com milhões de visualizações. A repercussão o levará, na próxima segunda (30.03), a ser entrevistado no programa Roda Viva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário