quinta-feira, 19 de março de 2020

Coronavírus: em 24 horas, surgem 25 novos casos suspeitos no Vale do Jequitinhonha e norte de Minas

[Ministério prevê 'crescimento exponencial' do coronavírus no Brasil ]
Em 24 horas, Belo Horizonte pula de 10 para 18 casos confirmados de coronavírus. 
Montes Claros salta de 6 para 13 casos suspeitos.
Região norte e nordeste registra um aumento de 25 novos casos suspeitos, em apenas 24 horas.
Prefeituras acendem o alerta e  baixam normas de restrições. 
A Secretaria de Saúde de Minas divulgou, nessa tarde de quinta-feira, 19.03.2020, que Minas tem 29 casos confirmados de infecção pelo coronavírus. Destes, mais da metade, 18 casos, estão em Belo Horizonte. Juiz de Fora, Nova Lima e Uberlândia têm dois casos confirmados; Coronel Fabriciano (1 caso); Divinópolis ( 1 caso); Ipatinga ( 1 caso); Patrocínio ( 1 caso); Sete Lagoas ( 1 caso).
Prefeito de BH, Alexandre Kalil, tomou medidas de fechamento de vários estabelecimentos comerciais e diminuição de movimentação de pessoas na cidade, na terça e quarta-feira, 17 e 18.03. 

Foram notificados 2.273 casos de infecção humana pelo COVID-19. Destes casos, 104 foram descartados, 2.140 estão em investigação como suspeitos e vinte e nove (29) casos foram confirmados.

Confira aqui os casos de notificação em todo o Estado:

Perfil de transmissão dos municípios com casos confirmados:
Casos Importados: Coronel Fabriciano, Divinópolis, Ipatinga, Nova Lima, Patrocínio, Sete Lagoas, Uberlândia.
Local: Juiz de Fora
Comunitário: Belo Horizonte
Terminologias:
CASO IMPORTADO
Pessoas que se infectaram em outro país.
TRANSMISSÃO LOCAL
A identificação do caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção seja conhecida OU até a 4ª geração de transmissão.
TRANSMISSÃO COMUNITÁRIA
Incapacidade de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos OU pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinela (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).

TABELA 1 – DISTRIBUIÇÃO DE CASOS SEGUNDO RESIDÊNCIA, NOS VALES DO JEQUITINHONHA,MUCURI  E NORTE DE MINAS, 2020.
Município
Região
Caso Suspeito
Caso Confirmado
Caso Descartado
Total Geral
Almenara
Jequitinhonha
01
--
--
01
Bocaiúva
Norte de Minas
05
--
--
05
Capelinha
Jequitinhonha
01
--
--
01
Chapada do Norte
Jequitinhonha
01
--
--
01
Diamantina
Jequitinhonha
07
--
--
07
Itacarambi
Norte de Minas
01
--
--
01
Itamarandiba
Jequitinhonha
01
--
--
01
Itaobim
Jequitinhonha
03
--
--
03
Januária
Norte de Minas
03
--
--
03
Jordânia
Jequitinhonha
01
--
--
01
Lassance
Norte Minas
01
--
--
01
Mata Verde
Jequitinhonha
01
--
--
01
Minas Novas
Jequitinhonha
01
--
--
01
Medina
Jequitinhonha
01
--
--
01
Montes Claros
Norte Minas
13
--
01
14
Pirapora
Norte Minas
01
--
--
01
Ponto dos Volantes
Jequitinhonha
01
--
--
01
Teófilo Otoni
Mucuri
01
--
--
01
T O T A L
44
--
01
45
Fonte: Informe Epidemiológico - 19.03.2020 - SES/MG

Número de casos suspeitos mais que dobram nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas, em apenas 24 horas
Casos suspeitos nas regiões norte e nordeste de Minas chegam a 44 casos. Aumento de 25 casos, em apenas 24 horas. Ontem, o Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde registrou 19 casos suspeitos.
Os municípios do norte de Minas se destacaram no aumento de casos suspeitos. Montes Claros pulou de 6 para 13 casos suspeitos. Um já foi descartado. Bocaiúva aparece com cinco casos e Januária com três casos. Ontem, não constava nenhum caso desses municípios.
No norte de Minas, são seis municípios com notificação de casos suspeitos. Além dos três citados aparecem  Pirapora, Itacarambi e Lassance, totalizando 24 casos na região.

No Vale do Jequitinhonha, aumentaram as notificações em Diamantina e Itaobim, como também surgiram casos em Chapada do Norte, Itamarandiba, Jordânia, Mata Verde e Minas Novas. Com as notificações anteriores de Capelinha, Almenara, Medina  e Ponto dos Volantes, o Vale do Jequitinhonha soma 11 municípios relacionados com o total de 19 casos. 
Teófilo Otoni é o único município do Vale do Mucuri notificado.   
Ontem, constavam 10 municípios com casos suspeitos de pessoas que contraíram o coronavírus. Hoje, já são 18 municípios dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas.
NÃO HÁ UM SÓ CASO CONFIRMADO nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas.

Prefeitos reunidos pela UMVALE estão apreensivos com a chegada do coronavírus na região.

Prefeitos do Vale acendem alerta para combate ao coronavírus 
Nessa quarta-feira, 18.03, os prefeitos de diversos municípios do Vale do Jequitinhonha se reuniram na cidade de Itaobim/MG, com participação presencial e on-line, através do WhatsApp, visando não criar aglomeração e adotando as medidas do Ministério da Saúde, sem cumprimentos ou saudações, higienização das mãos com álcool gel e distância de um metro e meio entre os participantes. O assunto em pauta foi a adoção de medidas para combater e impedir o avanço do coronavírus na região.
Ficou definido entre os prefeitos que todos adotariam medidas de contingenciamento e campanhas educativas a fim de evitar o avanço da doença, que já possui notificações e casos suspeitos em 11 municípios do Vale do Jequitinhonha.
Alguns municípios como Almenara, Capelinha e Diamantina já haviam baixado decreto de emergência, desde segunda-feira, 16.03.
Entre as medidas se destacam:
  • A notificação de empresas de ônibus e agências de turismo para que todos os passageiros que cheguem aos municípios oriundos de grandes cidades ou capitais, como Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, etc., sejam cadastrados no sistema de acompanhamento das secretarias municipais de saúde, será feito um monitoramento dessas pessoas e, caso detectado qualquer suspeita de sintomas semelhante ao do coronavírus, ficará determinada a quarentena.
  • Suspensão por tempo indeterminado dos grupos de convivência da saúde e social, de mulheres, de crianças, de adolescentes e de idosos.
  • Cancelamento das reuniões e eventos oficiais dos municípios que envolvam aglomeração de pessoas.
  • Suspensão das aulas a partir do dia 18/03 em toda a rede municipal, condicionando as medidas adotas pelo Estado.
  • Suspensão das atividades esportivas nas quadras, poliesportivos e estádios de futebol.
  • Funcionamento em expediente interno das prefeituras e secretárias, ressalvado, saúde, arrecadação, junta militar e licitação.
Os prefeitos deliberam, que apesar da intensidade, as medidas ainda precisam ser complementadas com outras ações que dependem da participação do Governo do Estado, por isso decidiram solicitar o adiantamento das parcelas do ICMS e IPVA do acordo firmado com o governador e o pagamento dos recursos da saúde. Segundo a UMVALE, “o atual governo tem sido negligente quanto a pactuação com os municípios, atrasando até o momento os recursos da atenção básica e a compra de medicamentos.”
Uma outra medida proposta pelos prefeitos foi a adoção por parte da União de maior liberdade na movimentação dos recursos da saúde, já que além do coronavírus, o Vale do Jequitinhonha também precisa lidar com dengue, zika e chikungunya. Muitas vezes o município possui os recursos na conta da saúde, mas a destinação é específica apenas para um determinado serviço. Com a flexibilidade na movimentação, os municípios poderão atender de maneira eficiente as suas demandas e as dos cidadãos.

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1
Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão e sintomas da doença — Foto: Infografia/G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário