segunda-feira, 30 de março de 2020

Guia de Saúde Mental em tempos do coronavírus

COVID-19 | Cartilha traz dicas de cuidado com a saúde mental em ...
SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
FRENTE À PANDEMIA DO CORONAVÍRUS
O processo de pandemia do Coronavírus tem sido acompanhado por sentimentos
de medo, angústia, estresse, ansiedade e  certo pânico, o que, nesse cenário, pode acarretar também problemas de saúde mental individual e coletiva. 
Assim, seguem algumas propostas de cuidado para todas e todos ficarem atentos!
PARA A POPULAÇÃO GERAL
Empatia: o coronavírus deve afetar  pessoas de diversos países, portanto não existe relação da doença com etnia, gênero ou classe social .
As pessoas infectadas não fizeram nada de errado, portanto demonstre empatia, apoio, gentileza e solidariedade. Discriminar pessoas por sua nacionalidade ou por ter sido contaminada, produz sofrimento psíquico e não nos ajuda no combate da pandemia.
Não crie estigmas: 
não se refira às pessoas com a doença como “casos de coronavírus” ou “vítimas”, “famílias de coronavírus”, etc. Eles são pessoas, antes de tudo, que irão realizar o tratamento para que retornem suas vidas normal mente, assim que possível. 
Como proteger sua saúde mental em tempos de coronavírus – SP Saúde
Informação em excesso também faz mal: 
procure fontes confiáveis, principalmente os canais oficiais de comunicação do  poder 
público ( Secretarias de Saúde do Estado e Município, Ministério da Saúde), além das Organizações, como a OMS (Organização Mundial de Saúde e Organização 
Panamericana de Saúde).
Reduza as buscas e atualizações constantes para apenas uma  ou duas vezes ao dia. 
Evite o compartilhamento excessivo em grupos, o que pode gerar ansiedade, estresse, desinformação e medo. 
Atenha-se aos fatos,   não às  especulações!
Cuide de você e dos seus pares próximos: 
Além de seguir as recomendações de higienização e etiqueta respiratória, 
como tapar a boca ao tossir e espirrar, ofereça escuta e apoio emocional. 
Tente aproveitar esse momento para desacelerar e manter uma rotina de  
atividades   prazerosas e significativas e, sem pre que possível, crie novas num 
ambiente diferente.
Realizar atividades diárias como limpeza, canto, pinturas e outras, além de 
manter sono regular e uma dieta balanceada.

Proteção ao grupo de risco: 
se você faz parte do gru po de pessoas com maior vulnerabilidade aos efeitos do vírus (pessoas idosas, imunossuprimadas e/ou aquelas que apresentem doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial e doenças cardiorrespiratórias), cuide-se! 
Lembre-se de seguir as orientações de cuidado dos profissionais de saúde e evitar  contaminações.
Em todo mundo  profissionais de saúde, universidades e institutos de 
pesquisa trabalhando para conter o vírus e ofertar a assistência adequada.
Contato Social: 
o contato afetivo e a sociabilidade são importantes, especialmente na nossa cultura. As pessoas estão seguindo as recomendações de quarentena isolamento, mas o 
contato virtual pode e deve ser mantido, pois favorece o bem estar emocional e mental. 
Busque manter contato com amigos, familiares, pessoas de confiança, seja por telefone, redes sociais, etc.
Lembre-se que isso vai passar!
Se necessário, partilhe fatos simples: 
utilize-se de informações claras a respeito da redução de riscos e infecções em palavras compreensíveis, respeitando o momento e as condições de cada pessoa:   idosos, crianças, pessoas com deficiências intelectuais e cognitivas, pessoas em situações de vulnerabilidades, etc.
Compartilhe histórias e informações positivas: 
referentes a situações ocasionadas pelo Coronavírus. Momentos assim são difíceis e expõem nossas fragilidades. Podemos aproveitar para fortalecer a percepção 
da nossa interdependência, estimular processos de solidariedade,  avançar na                            produção de conhecimento, de cuidado de si e do coletivo.
Organize-se:  
evite quebrar o isolamento, mas esteja preparado e informado caso precise sair 
desse ambiente, para eventuais emergências ou situações extremamente necessárias. E Iembre-se de seguir  todos os passos de higienização ao retornar para casa.

Proteja suas crianças: 
ajude as crianças a expressarem, de forma positiva, seus medos e ansiedades, 
respeitando a forma como cada uma o faz: através de brincadeiras, desenhos, conversas, etc. 
Sempre que possível, incentive as crianças a continuarem brincando e se sociabilizando com os outros, mesmo que somente em família, por causa do distanciamento social no momento.

Cuidado com as pessoas idosas: 
As pessoas idosas podem se sentir sozinhas, e aquelas que possuem comprometimento cognitivo ou quadro de demência, podem tornar-se mais ansiosas, agitadas, estressadas e agressivas. Portanto, os cuidadores e 
familiares devem ofertar su porte emocional e fornecer informações simples e 
objetivas sobre o que está acontecendo, de modo que possam entender,                         de acordo com o seu estado e capacidade cognitiva.

AOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
ORIENTAÇÕES SOBRE AS PRÁTICAS 
Empatia: a oferta da assistência às pessoas atingidas pela pandemia jamais jamais deve revitimizá-la ou culpabilizá-la. Empatia é fundamental, assim como o respeito aos direitos do usuário dos serviços.
Respeito às diferenças: ao ofertar assistência, o profissional deve 
abster-se de induzir convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas,            religiosas  orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito.
Informação qualificada: a informação faz toda diferença! Pensando nisso, aproprie-se de informações qualificadas, a fim de passar orientações seguras e encaminhamentos adequados e condizentes com a realidade do paciente.
Comunicação: deve ser realizada de maneira simples, clara e objetiva, principalmente com os usuários do serviço. Lembre-se que nem todos dispõem do mesmo nível de informações e escolaridade, e informação correta poupa tempo. 
saude mental
                   ORIENTAÇÕES  PARA     O  AUTOCUIDADO      
Descanso e autocuidado: estando na linha de frente do enfrentamento à pandemia, é comum o cansaço, a ansiedade e o estresse. Por isso, é importante cuidar do seu próprio bem estar psicossocial e de sua saúde mental! Faça pausas, descanse entre os turnos de trabalho ou, se preciso, dentro do horário do expediente. Cuide da sua alimentação e hidratação.
Repense: atenção para não compensar o cansaço e estresse em hábitos e comportamentos que podem te prejudicar, como o uso excessivo de tabaco, áIcool e outras drogas.
Diálogo: compartilhe experiências exitosas com os  seus pares de trabalho! Converse com colegas de trabal ho,  pois ao dialogar vivências  e experiências comuns são  reconhecidas e partilhadas, o que contribui para o fortalecimento e acolhimento de cada um.

Contato Social: devido ao envolvimento direto na assistência, pode haver percepção de afastamento por parte de familiares e/ou comunidade devido ou medo de ser contaminado. Assim, procure compreender e permaneça conectado com seus amigos, familiares, pessoas  de confiança, seja por telefone ou redes sociais. 
Procure por  seus colegas e outras pessoas de confiança e peça por apoio; 
provavelmente  outros profissionais vivendo experiências similares.

PARA OS GESTORES OU COORDENADORES DE      EQUIPES DE SAÚDE:
Qualidade da informação: assegure uma informação de qualidade e fidedigna para todo o pessoal da equipe. Sempre que possível, faça escala e rodízio entre os profissionais das áreas mais estressantes para as menos estressantes.
Sistema de apoio e troca de saberes entre colegas: coloque funcionários com menos experiência para trabalhar com os mais experientes. O sistema de apoio e boas relações entre colegas ajuda a melhorar o ambiente de trabalho, a reduzir o estresse, além de promover procedimentos seguros. I Inicie, encoraje e monitore as pausas no trabalho!
Apoio social: assegure-se que você está criando espaço para que os colegas forneçam apoio social uns aos outros.

Suporte de insumos: asseg ure-se do fornecimento essencial de insumos 
de saúde em todos os níveis de cuidados, como por exemplo, para pessoas que fazem uso de medicação controlada e regular, pessoas com sofrimento mental, com doenças crônicas ou síndromes diversas.
Fonte:Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Mental Health and Psychosocial Considerations During COVID-19 Outbreak. Disponível em https://bit.ly/2J62J8e.
Acessoem 16/03/2020.
Dicas de como manter a saúde mental em tempo de coronavírus | A Gazeta

Card_Sa_de_Mental_Coronav_rus_page-0001.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário