sexta-feira, 13 de março de 2020

Virgem da Lapa: Justiça suspende direitos políticos de dois ex-prefeitos

Ex-prefeitos Dim Martins e Harley Lopes tiveram direitos políticos cassados por quatro anos, mas podem recorrer.  



Foto: arquivoJustiça suspende direitos políticos de dois  ex-prefeitos de Virgem da Lapa.
Vista área parcial de Virgem da Lapa. Gazeta de Araçuaí.
  
O Juiz  de Direito da 2ª Vara Civel da Comarca de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) Paulo Arbex Bueno, suspendeu por 4 anos, os direitos políticos dos ex-prefeitos de Virgem da Lapa,  Harley Lopes Oliveira (2013 -2016) e do pecuarista  Gustavo de Almeida Neto à época seu  vice e de Averaldo Martins, o Dim (PT) que foi prefeito do município por dois mandatos  de 2005 a 2012.
  
A sentença , divulgada no dia 17 de fevereiro, determina que além da suspensão dos direitos políticos, os envolvidos sejam  proibidos de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios direta ou indiretamente ainda que seja por intermédio de pessoas jurídicas do qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de 3 anos. Da decisão cabe recurso.

Os ex-prefeitos afirmaram que ainda não foram notificados e que estavam tomando conhecimento da decisão pela imprensa. “ Vamos recorrer”- afirmaram.

Já o ex-vice prefeito Gustavo de Almeida Neto, o Gustavinho, não foi localizado. 

Ex-prefeitos de Virgem da Lapa Averaldo Martins, o Dim (PT) e Harley Lopes (Avante)
Ex-prefeitos de Virgem da Lapa Averaldo Martins, o Dim (PT) e Harley Lopes (Avante). Gazeta de Araçuaí.

Entenda o caso 

A sentença foi resultado de um processo iniciado em 2012, para  apurar denúncia da prática de improbidade administrativa e abuso de poder,  no período em que o ex-prefeito Harley Lopes, era secretarío municipal e candidato a prefeito, com apoio do então prefeito Dim , ambos do PT.

A denúncia feita pela chapa da oposição, encabeçada pelo ex-prefeito Diógenes Timo (PSDB), dava conta que o site oficial da prefeitura estava sendo utilizado para divulgar a campanha do candidato oficial.  

Procurado pela reportagem o ex-prefeito Dim informou que Harley era secretário municipal  naquele ano e  por um lapso de quem administrava o site da prefeitura,  o nome dele não foi retirado da equipe.” Foi só isso. Assim que fomos notificados tiramos o site do ar”, disse ele.

O Harley Lopes foi eleito por 3.700 votos, uma diferença de 700 votos para o adversário Diógenes Timo (PSDB) que retornou candidato em  2016, derrotando o ex-prefeito Dim. O município possui cerca de 10 mil eleitores.

O ex-prefeito Harley agora filiado ao AVANTE disse que pretende ser candidato a prefeito nas eleições deste ano. Já o ex-prefeito Everaldo Martins, que continua no PT, disse que uma possível candidatura dele está em aberto.

Fonte: Gazeta de Araçuai

Nenhum comentário:

Postar um comentário