segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Servidores estaduais da educação indicaram Diretor das Superintendências de Ensino do Jequitinhonha e Mucuri.

Alto Jequitinhonha realizou 15 plenárias com participação de educadores de 20 municípios com 1.046 participantes.

O SINDUTE – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais, com o apoio do novo Governador Fernando Pimentel, desencadeou um processo inovador, democrático e participativo, para escolha dos Diretores das Superintendências Regionais de Ensino –SRE.
Nesta semana, de 16 a 20 de dezembro, aconteceram plenárias de servidores públicos estaduais da educação nas regionais de Almenara, Araçuaí, Diamantina e Teófilo Otoni.
Foram eleitos os educadores que serão indicados ao Governo de Minas para a gestão das  SRE.
Nas sedes das quatro superintendências aconteceram grandes reuniões. Antes, aconteceram inscrições dos candidatos que participariam das eleições. Os servidores apresentaram o último contra-cheque e um documento de identidade.   

Alto Jequitinhonha participativo

1.046 servidores públicos da rede estadual de educação da jurisdição da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina, no Alto Jequitinhonha, votaram em 8 candidatos para a escolha do Diretor Regional.  
Foram realizadas 15 plenárias com a participação de profissionais da educação de 20 municípios dos 25 que fazem parte da SRE de Diamantina.
Realizaram-se Plenárias em Carbonita, Couto Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Itamarandiba, Leme do Prado, Minas Novas, Presidente Kubstchek, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves, Serro, Turmalina e Veredinha.

Os principais candidatos participaram das Plenárias, tendo 5 minutos para apresentarem suas propostas de gestão à frente da SRE de Diamantina.

Publicação no facebook de apoiadores do professor Leonardo Soares.
Está acontecendo a semana de votação para o cargo de Superintendente da Regional de Educação de Diamantina/MG. 
Leonardo Soares, é um dos candidatos. Professor de Geografia há 25 anos, dentre os quais 5 como diretor de escola estadual, 2 como professor do curso de História da antiga Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina, 1 ano como professor de planejamento urbano e regional na UFVJM, Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro. 
Ampliação de vagas para ensino infantil, ensino médio com menos evasões e que contemple as diversas necessidades dxs jovens, valorização da educação e profissionais do campo, considerando que nossa região é predominantemente rural. São esses os principais desafios a serem enfrentados, através de um planejamento conjunto e que envolva os diversos segmentos da sociedade, pra que os trabalhadores não sejam meros tarefeiros da Secretaria de Educação, mas atores das mudanças necessárias. A todxs xs trabalhadorxs da educação da regional Diamantina, pedimos o voto e a confiança para construirmos juntxs uma gestão participativa na SRE, com mais e melhores mudanças!

Prezada(a), fraternas saudações! Venho me apresentar como candidato a superintendente regional de ensino de Diamantina. Se possível, assista ao vídeo e encam...
YOUTUBE.COM

Leonardo Soares, professor de Senador Modestino Gonçalves, foi o mais votado com 600 votos, tendo perdido no Serro, e, com pequena diferença, em Itamarandiba e Diamantina.
Em segundo lugar, ficou o professor Paulo Caldeira, natural de Itamarandiba e residente em Diamantina, com 190 votos.
Em terceiro lugar, ficou Leandro Almeida, diretor do SIND-UTE, de Conceição do Mato Dentro, com 129 votos.
O quadro abaixo demonstra o resultado de cada plenária, no Alto Jequitinhonha.
As regionais do SINDUTE de Diamantina e Capelinha consideram como válida apenas a Plenária de Diamantina. O argumento é que as outras 14 Plenárias não foram convocadas pela entidade sindical, mas sim por candidatos interessados e lideranças politicas que interferiram no processo.
Se prevalecer este critério, Paulo Caldeira será o indicado, pois foi o vencedor da Plenária.
Os apoiadores de Leonardo Soares acreditam que a ampla participação de toda a região deu respaldo político à sua vitória. 
Os professores Múcio Alberto Cordeiro, de Turmalina, e Cláudio Roberto Goes, de Govea, diretores do SIND-UTE, coordenaram algumas plenárias e afirmaram que vários candidatos participaram das reuniões, que foram amplamente divulgadas, com presença maciça de servidores, validando todo o processo.

Araçuaí elegeu Gracinha

Os servidores da SRE de Araçuaí realizaram sua Plenária no dia 17.12, a partir das 19 horas, no salão da Câmara Municipal de Araçuaí. Compareceram 254 servidores. Gracinha teve 198 votos; Everaldo de Virgem da Lapa, 49; e professor Levon, de Taiobeiras, 7 votos.

A popular Gracinha chama-se Elisemar Lopes. É natural de Itaobim. É Inspetora Escolar, com atuação em Itinga. Teve seu nome escolhido inicialmente pela votação dos servidores efetivos da SRE.

Apoiadores da candidatura de Gracinha postaram no facebook pedidos de votos em campanha que também contou com visitas às escolas e caravana de Itaobim e Medina.

Embora muitos servidores tivessem dificuldades em se locomover até a cidade de Araçuaí, houve participação das cidades de Itaobim, Medina, Ponto dos Volantes, Itinga, Coronel Murta, Jenipapo de Minas, Berilo, Taiobeiras e Virgem da Lapa.

A professora Cida Franca, de Araçuaí, resumiu o sentimento da categoria, no processo de escolha do Diretor da SRE:
Muitas vezes reclamamos da forma como sempre ocorreu esta indicação, onde o único critério utilizado era a afinidade política. Sabemos que é um cargo político, porém, como foi aberta a possibilidade da opinião da classe ser ouvida e esta terá grande peso no momento da indicação, acredito que devemos nos unir e escolhemos uma pessoa que tem perfil compatível e está, de fato, comprometida com o trabalho que será realizado”.


Plenária do SIND-UTE para escolha de gestor da SRE de Almenara. Aconteceu, no sábado, 20.12, com 279 participantes.

Almenara aprovou Juliane

No sábado, de manhã, 20,12, o SIND-UTE realizou a plenária em Almenara para escolha da  nova direção da Superintendente Regional.

Duas servidoras e um servidor foram habilitados a concorrer, considerando os critérios aprovados pela plenária: ser servidor público estadual da Educação e ter mais de um ano de filiação no SindUte.
Juliane, a mais votada da Regional de Almenara, e diretor do SINDUTE de Nanuque.

Foram habilitados três concorrentes: Côncio, da cidade de Jordânia; Marilde ( Diretora do SindUte) e Juliane ( servidora da SRE).

Votaram 279 servidores. Após apuração dos votos, Juliane foi a escolhida pela maioria, com 135 votos; Côncio ficou em segundo lugar, com 75 votos; e Marilde, em terceiro, com 69 votos.

Maria Helena Costa Salim foi a escolhida para ocupar a direçãoda SRE de Teófilo Otoni.

Teófilo Otoni escolheu Maria Helena Salim.

Em Teófilo Otoni, o SIND-UTE realizou a Plenária no dia 16.12, na sub-sede do Sindicato.

Houve uma convocação por email e mensagens no facebook. A professora Maria Helena  Salim teve 88 votos e Shirley de Novo Cruzeiro, 4 votos. O total de participantes foi de 106 pessoas.


Maria Helena Costa Salim é professora de ensino médio da rede estadual. Foi Secretária Municipal de Educação de Teófilo Otoni ( 2005-2012), na gestão de Maria José H. Freire. Em 2012, Maria Helena foi candidata a vice-prefeita na chapa de Ricardo da Emex, pelo PT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário