domingo, 21 de dezembro de 2014

Seltec conquista mercado ao mostrar que ter energia solar em casa é viável


Sediada em Teófilo Otoni e com atuação também em Capelinha, a empresa aumentou, nos últimos três anos, em mais de 40% as vendas de equipamentos em aquecimento solar no Nordeste de Minas
O empresário Jomar Britto, com equipe da Seltec em Teófilo Otoni
O empresário Jomar Britto, com equipe da Seltec em Teófilo Otoni


Em uma das regiões mais quentes do Estado, a empresa mineira Seltec encontrou mercado promissor para a venda de soluções em energia elétrica limpa e renovável gerada pela luz solar. 

Nos últimos três anos, a Seltec Soluções Elétricas e Tecnológicas aumentou em mais de 40% a comercialização de sistemas de aquecimento para a região do Nordeste Mineiro. A empresa sediada em Teófilo Otoni, mas com forte atuação também em Capelinha, é liderada pelo empresário Jomar Britto de Oliveira, formado em Santa Rita do Sapucaí, no Sul de Minas, região conhecida como Vale da Eletrônica. 

A Seltec foi criada para oferecer somente projetos elétricos, mas, logo o negócio foi se ampliando, e incluiu também a instalação dos equipamentos e venda de produtos em aquecimento solar da água, uma novidade até então pouco explorada. 

A Seltec trabalha com o sistema de aquecimento solar composto por placas, que são instaladas no telhado do imóvel, de acordo com a demanda, e um reservatório de água, que pode ser comparado a uma garrafa térmica. 

O investimento necessário para obter a tecnologia é a partir de R$ 3.300, o que inclui, além dos equipamentos, a mão de obra para instalação. “Em uma casa, o chuveiro elétrico é responsável por 40% da conta de luz. O aquecimento solar gera economia, além de contribuir com a conservação ambiental”, explica o empresário.

A boa relação com fornecedores já abriu portas para a Seltec em grandes projetos, como o programa Energia Inteligente, da Cemig, que leva soluções para o consumo sustentável de energia elétrica a comunidades rurais, hospitais, asilos e residências. “Os fabricantes dos equipamentos nos chamaram para fazer a instalação. Foram 13 asilos da cidade e região”, conta o empresário.

Junto com o aquecimento solar, os equipamentos de ar-condicionado são o carro-chefe da empresa. No último ano foram comercializadas 242 unidades. Somente em janeiro de 2014, o volume de vendas totalizou 41 unidades, quase o dobro do que foi registrado no mesmo período de 2013. De acordo com Jomar de Oliveira, em Minas Gerais o produto sempre foi visto como artigo de luxo, mesmo com as altas temperaturas em certas localidades, como Teófilo Otoni. Contudo, atualmente, vem se tornando uma solução acessível para a população.

Pioneirismo

Há três anos, a Seltec começou a investir na venda e instalação do sistema de geração de energia elétrica a partir da luz solar, chamado de energia fotovoltáica. Apesar do grande potencial que há no Brasil, devido aos níveis de incidência dos raios solares, a tecnologia ainda é algo novo por aqui. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), existem hoje 83 microgeradores instalados no país. Na Alemanha são 1,5 milhões de instalações.

A maior barreira para o avanço desses números é o custo elevado para aquisição da tecnologia, uma vez que se trata de equipamentos importados. Pela Seltec, um sistema de geração de energia fotovoltaica é orçado a partir de R$ 12 mil, o que inclui o projeto e a instalação. O empreendimento é composto por placas condutoras, feitas de silício e um inversor, responsável por transformar a energia solar em eletricidade e disponibilizá-la na rede da distribuidora, no caso, a Cemig.

De acordo com o empresário, a economia é de 95% na conta de luz, podendo a energia gerada, caso exceda o montante necessário para atender à demanda do usuário, ser acumulada e usada como créditos em qualquer imóvel em seu nome em até 36 meses. Com isso, o retorno do investimento ocorre em cerca de oito anos. Como os contratos com a Cemig estão sendo oficializados, ainda não foram contabilizados resultados concretos para trabalhar a divulgação do produto. “O alto preço da energia no país e o engajamento da população com as questões ambientais poderão contribuir para o crescimento do mercado da energia fotovoltaica”, acrescenta.

Melhorias na gestão

Ao logo dos anos, a empresa amadureceu não só no que diz respeito às vendas, mas, também, nos processos internos. Em 2012, foi feita uma reestruturação para criar departamentos, estabelecer as funções de cada um e definir, de forma mais concreta, a cara da empresa.

Para dar suporte à evolução do empreendimento, o empresário buscou o apoio do Sebrae Minas. Jomar participou do Empretec, metodologia criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e aplicada no Brasil pelo Sebrae, que desenvolve as características do comportamento empreendedor e na identificação de novas oportunidades de negócios. O empresário e seus colaboradores também participaram dos cursos de técnicas de vendas, gestão financeira, desenvolvimento de habilidades gerenciais e dos programas Líder e Inovar

Fonte: Release produziAssessoria de Imprensa do Sebrae-MG.

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