domingo, 7 de dezembro de 2014

ALMENARA: DETENTAS PARTICIPAM DE OFICINA COM ARTESÃ ADELÍCIA AMORIM

Detentas exibem bordado desenvolvido com o apoio da artesã Adelícia Amorim (Foto: Seds/Divulgação)

Detentas do presídio de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, participam, desde o início do mês de novembro de oficinas de bordado com a artesã Adelícia Amorim. Segundo o diretor da unidade, Vinicios Koch Torres, as oficinas de capacitação acontecem três vezes por semana, sempre as segundas, terças e quartas e contam também com o apoio da Pastoral Carcerária e do Conselho Penal.

Adelícia Amorim, responsável pela aula com as presas, é natural de Almenara e aprendeu o ofício, sozinha, aos 11 anos de idade. Ela tem 80 anos e um vasto trabalho de exposição de bordados, inclusive em Belo Horizonte. O trabalho dela ficou conhecido por cores alegres, fortes e desenhos de flores. "A artesã que é nossa parceira, a Adelícia, é reconhecida nacionalmente pelo talento que tem com o bordado e faz questão de dividir isso conosco. É uma atividade muito importante, porque a gente percebe o interesse das presas quando anunciamos que vamos ter oficinas. A Adelícia colabora conosco há anos, desde antes de a antiga cadeia ser elevada a presídio", ressaltou o diretor Vinicios.

Conforme a direção do presídio, o curso não tem data para acabar e deve durar até que as presas atinjam um alto nível de habilidade no bordado. "A ideia é que elas possam desenvolver essa atividade quando forem egressas. Já temos alguns exemplos bem sucedidos de pessoas que deixaram a unidade e começaram a trabalhar com bordado fora daqui".

Durante as primeiras aulas das oficinas, as presas estão aprendendo a bordar caminhos de mesa. Josiene Faria Coelho, 25 anos, não sabia fazer bordado, mas disse que sempre teve curiosidade. "O curso é muito bom, além de a gente aprender também areja as nossas ideias. Estou gostando muito, espero continuar lá fora", conta.

Ainda de acordo com a direção do presídio, o objetivo é que o curso também seja ofertado para os detentos da unidade, em breve. Segundo o diretor-adjunto do presídio, Oziel Amorim, a atividade além de promover profissionalização, vem proporcionando mudanças de comportamento e incentivando a reintegração social. Com informações da Agência Minas.

Oficinas acontecem três vezes por semana, sempre as segundas, terças e quartas (Foto: Seds/Divulgação)

Curso promove profissionalização, e incentiva a reintegração social das detentas (Seds/Divulgação)

Fonte: Radar do Vale

Nenhum comentário:

Postar um comentário