terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Pimentel anuncia deputado federal Bernardo Santana como Secretário da Defesa Social.

Novo Secretário foi votado no Vale do Jequitinhonha e não realizou ações que beneficiaram a região.

Deputado federal Bernardo Santana, novo Secretário de Segurança Social do Governo Fernando Pimentel.

O governador eleito de Minas, Fernando Pimentel (PT), começou o anuncio dos nomes para o secretariado do seu governo que terá início em janeiro do próximo ano. Nesta segunda-feira, 01.12, após participar de um evento com delegados da Polícia Civil do estado, Pimentel revelou que o deputado Federal, Bernado Santana de Vasconcellos (PR), assumirá a Secretaria de Defesa Social. 
Santana foi bastante aplaudido pela plateia do evento, realizado em uma churrascaria na Região Centro-Sul da capital. Ele, além de Pimentel, era um dos homenageados. 
Quem é Bernardo Santana

Advogado – pós-graduado em Direito de Empresa (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG) e pós-graduado em Direção Estratégica e Marketing (Fundação Getúlio Vargas – FGV/ SP).

Bernardo Santana, 39 anos, deputado federal (PP), filho do ex-deputado José Santana de Vasconcelos, da ARENA, PDS, PFL, DEM, por 7 mandatos. Herdou o espólio eleitoral do seu pai que sempre defendeu os privilégios dos coronéis da política mineira.

É empresário do agronegócio, sendo diretor da área de mineração e reflorestamento do Grupo Rima que atua no norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Foi presidente da Associação Mineira de Silvicultura (AMS), entidade que representa as empresas que investem em florestas plantadas no Estado.

Como deputado federal, nas eleições de 2010, foi votado no Vale do Jequitinhonha com 35.779 votos, de um total de 119.029 votos. Ele foi votado em Novo Cruzeiro com 7.372 votos; Itamarandiba com 3.444; Pedra Azul com 2.089; Cristália com 1.974; Palmópolis com 1603; Jacinto com 1.593; Botumirim com 1.552; Divisópolis com1.325; Minas Novas com 1.250; Chapada do Norte com 961votos; e em outros municípios.   
Bernardo Santana não apresentou ou defendeu nenhum projeto de interesse da região, entre  2011 e 2014.
Na Câmara dos Deputados, Santana participa da Comissão de Minas e Energia, como também da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, defendendo interesses empresariais.

Não se candidatou à reeleição, em outubro de 2014, devido a problemas de saúde, conforme divulgação de sua assessoria.

Participou da campanha de Pimentel levando consigo algumas lideranças do PP. Seu pai, José Santana, foi um dos coordenadores da campanha adversária, de Pimenta da Veiga. Com Pimentel ou Pimenta, a família estaria bem servida. 
Na área de segurança pública, apresentou o  Projeto de Lei6970/2013 no “intuito de ajudar a combater o crime, cada vez mais organizado e com armas de grande potencial lesivo, que permite a aquisição de armas de fogo, de coletes e de outros acessórios pelos integrantes das polícias civil, militar, federal, rodoviária e ferroviária”. Esta proposta se choca com os conceitos de segurança pública de forças progressistas do governo Pimentel.  
PT surpreso com Pimentel
O anúncio surpreendeu, inclusive, integrantes do PT de Fernando Pimentel que participavam do evento.
De acordo com a assessoria do PT de Minas, ainda não há um cronograma para o anúncio dos outros secretários. A expectativa é que isso seja feito até o final deste mês. 

Entre os nomes cotados para o secretariado estão três deputados federais do PT: Miguel Corrêa Junior, para a Secretaria de Assuntos Metropolitanos; e Odair Cunha, para a Secretaria de Governo. O nome do deputado estadual André Quintão (PT) é cotado para a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese).
A SEDNOR - Secretaria de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas, ex-SEDVAN, é disputada pelo deputado estadual Paulo Guedes(PT), Tadeuzim (PMDB) e por apoiadores do deputado eleito Dr Jean Freire (PT), do Vale do Jequitinhonha e Mucuri.

Para o cargo de secretário de Administração e Recursos Humanos, o cotado é o deputado estadual Sávio Souza Cruz (PMDB), que já exerceu o mesmo posto no governo Itamar Franco (1999/2002). 
Para o Planejamento, o nome mais indicado é do atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Mauro Borges. Nilmário Miranda também figura entre os possíveis nomes para a pasta dos Direitos Humanos. 
Ainda há a expectativa de que Pimentel reformule a estrutura de algumas das secretarias

Com informações de Bertha Maakaroun e Luiz Ribeiro,do Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário