quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Deputado estadual Jean Freire quer criação da Secretaria de Agricultura Familiar

Deputado eleito acredita que Secretaria pode alavancar a produção e consumo de alimentos saudáveis em Minas.

O deputado estadual eleito Dr Jean Freire (PT) propôs ao Governador eleito Fernando Pimentel a criação da  Secretaria de Estado da Agricultura Familiar para elaborar, planejar e executar políticas de desenvolvimento da agricultura familiar em Minas Gerais.

A justificativa se prende à pujança econômica e social que a Agricultura Familiar representa no Estado: 79% de todos os estabelecimentos rurais do Estado, totalizando 437.415 propriedades que são responsáveis por 32% da produção de café e feijão, 44% da produção de arroz, 47% da produção de milho e 83% de toda a produção de mandioca de acordo com o último Censo Agropecuário 2006 (IBGE).

Dr Jean Freire, deputado estadual eleito (PT), quer compromisso de Pimentel com a agricultura familiar.

Juntando à força econômica, Dr Jean Freire ressalta que esta é uma reivindicação dos movimentos sociais dos trabalhadores rurais. Na 2° Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidária, realizada em setembro de 2013, uma moção foi aprovada neste sentido e, recentemente, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aprovou o PEDRS – Plano Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável. 
   
Dr Jean Freire denuncia que não existe de fato uma política de agricultura familiar no Estado. A criação de uma Secretaria  Adjunta no Governo Anastasia não foi acompanhada de uma estrutura e de um orçamento significativo que o setor merece. Ele acrescenta também que uma Secretaria específica pode alavancar a produção e comercialização de produtos saudáveis, originários de sistemas agroecológicos, contribuindo para a segurança alimentar.  

Apoios 

Para o engenheiro agrônomo, José Antônio Ribeiro, o popular T’sé, técnico da Secretaria Adjunta da Agricultura Familiar, a proposta de criação de uma Secretaria da Agricultura Familiar é fundamental para a economia solidária do Estado. Ele reflete e propõe: “é preciso criar toda a área meio para esta nova Secretaria de Estado funcionar, além de vincular entidades e órgãos como EMATER, IMA, EPAMIG e Ruralminas”. E pergunta:”Qual seria a estrutura desta nova secretaria, cargos efetivos, cargos comissionados, orçamento, programas, projetos, ações, etc.?”. T´sé foi técnido do Centro Agricultura Alternativa do Norte de Minas- CAA e Secretário Municipal de Agricultura de Minas Novas, 2001-2004, tendo coordenado o projeto das  Barraginhas.  

O professor da UFVJM - Teófilo Otoni, Leonel Oliveira Pinheiro, do GEPAF – Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar , diz  que apresentar esta demanda para o Pimentel é muito importante, mas chama a atenção para a política de desenvolvimento territorial. “A Secretaria deve fomentar politicas públicas de base territorial  e não somente, como até então, de politicas setoriais para a promoção do desenvolvimento rural”, alerta. 





Futuro da agricultura familiar


José Antônio Ribeiro, o T'sé, registra a preocupação com a questão estratégica da agricultura familiar. Ele acredita que a Secretaria deve ter uma visão de futuro e os desafios da agricultura familiar, nas próximas décadas. 

T´sé cita alguns eixos que devem direcionar as políticas públicas para este setor: meio ambiente, agrobiodiversidade e as mudanças climáticas; pesquisa e a inovação científica e tecnológica; comercialização e acesso aos mercados; sustentabilidade dos agroecossistemas; acesso a terra e territórios; participação e controle social; infra-estrutura rural.



Nenhum comentário:

Postar um comentário