sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Principais Secretários de Pimentel já estão confirmados.

Nomes dos Secretários serão anunciados no final do ano.

FOTO-C
Transição. Fernando Pimentel espera que partidos da base de Dilma Rousseff reforcem a sua base


O fim do suspense em torno do novo secretariado do governo de Minas deve acontecer na segunda quinzena de dezembro, quando o governador eleito, Fernando Pimentel (PT), fará o anúncio da sua equipe. A definição, porém, deverá contemplar inicialmente apenas nomes ligados ou indicados por partidos que estiveram ao lado do PT na campanha deste ano, entre eles PMDB, PCdoB, PROS, PRB e o PR – única legenda que já teve confirmada uma nomeação. Os partidos que não são aliados de primeira hora só serão contemplados no ano que vem. 

Segundo petistas próximos a Pimentel, o anúncio dos secretários devem ocorrer entre o Natal e o Ano Novo e, apesar do governador estar em contato com outras legendas, elas só deverão ter espaços no Executivo a partir do próximo ano.

Além do já anunciado secretário de Defesa Social, Bernardo Santana (PR), alguns nomes já estão praticamente confirmados, mas ainda não foram divulgados por Pimentel, como os de Helvécio Magalhães (Planejamento), Marco Antônio Rezende (Casa Civil), Murilo Valadares (Obras), José Afonso Bicalho (Fazenda) e Macaé Evaristo (Educação).

As maiores dúvidas ainda giram em torno de lideranças que acabaram reeleitas para a Câmara dos Deputados. “A presidente Dilma Rousseff já pediu para não mexer neste momento na composição do Congresso”, relata outro petista.

Deputado cotado para a comandar a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, André Quintão diz ainda não ter tido nenhuma conversa final com Pimentel sobre o assunto.




Espaços do PMDB
Integrantes do PMDB já dão como certa a presença do partido em pelo menos seis secretarias. Segundo um peemedebista, durante encontro recente, o vice-governador r eleito, Antônio Andrade, comunicou aos colegas de partido que já havia acordo para indicações na pasta da Agricultura, Cultura, Desenvolvimento e Integração do Norte de Minas, Meio Ambiente e Administração. Mas também há especulações sobre a presença do partido na Saúde, provavelmente com deputado federal Saraiva Felipe.

Cotado para uma secretaria, Sávio Souza Cruz (PMDB) diz que não houve formalização de convites. “É uma longa negociação.”

Quem são
FuturoAlém do PSD, outros partidos estão na mira do PT para aumentar a base de apoio do governador Fernando Pimentel em seu primeiro mandato, entre eles, PDT, PTB e PV. Todos estão sendo sondados por petistas sobre apoios.
Fonte: OTEMPO


uma mensagem circulou nesta quinta-feira, 04.11,  entre lideranças petistas de minas com o seguinte conteúdo.


O NOVO SECRETARIADO A SER CONFIRMADO

Secretaria de Defesa Social Bernardo Santana – deputado federal (PP). Advogado, 39 anos, empresário do agronegócio ligado ao grupo Rima, na área de reflorestamento e mineração. Único nome anunciado por Pimentel.

Secretaria do Governo – deputado federal Odair Cunha (PT) e presidente estadual  do PT. Advogado, 39 anos, deputado federal no quarto mandato, eleito com 201.782 votos, tendo como base eleitoral o sul de Minas.

Secretaria de Planejamento e GestãoHelvécio Magalhães, médico, ex-Secretário Municipal de Saúde de Belo Horizonte, na gestão de Pimentel. Foi Secretário de Atenção Primária do Ministério da Saúde, no Governo Dilma. Saiu do cargo para ser Coordenador Geral da Campanha de Pimentel. É membro da Comissão de Transição e de grande confiança de Pimentel.

Secretaria da EducaçãoMacaé Evaristo – Foi Secretária Municipal de Educação de Belo Horizonte, quando foi responsável pelo programa de Educação Integral. Atualmente, é Secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) do Ministério da Educação.   
Macaé Evaristo é graduada em serviço social pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais e mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora efetiva da rede municipal de ensino de Belo Horizonte desde 1984, ela atuou também como professora e coordenadora do programa de implantação de escolas indígenas de Minas Gerais no período de 1997 a 2004.
O deputado federal Reginaldo Lopes descartou assumir a Secretaria de Educação. Seu nome é cogitado para o Ministério da Educação.

Secretaria da Casa Civil e Relações Institucionais - Marco Antônio Rezende Teixeira. Ele foi Procurador Geral da Prefeitura de Belo Horizonte quando o governador eleito ocupou a administração local.

Secretaria de Desenvolvimento Regional, Políticas Urbanas e Gestão Metropolitana –  Miguel Correa Júnior, deputado federal (PT), eleito para o 3º mandato com 93.450 votos. Ele deseja esta Secretaria para articular sua candidatura à Prefeitura de BH, em 2016. 

Secretaria de Transportes e Obras PúblicasMurilo Valadares - É formado em engenharia civil pela UFMG em 1979 e é filiado ao PT. Em 1993, assumiu a Administração Regional Centro-Sul, cargo que ocupou durante todo o mandato de Patrus Ananias. Nos dois primeiros anos do governo Célio de Castro, foi diretor de operações da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), de onde saiu para assumir a superintendência da Sudecap, em fevereiro de 1999. Em janeiro de 2001, foi nomeado Secretário de Políticas Urbanas. Participou da 1ª gestão de Márcio Lacerda(PSB), na Prefeitura de BH.

Secretaria de Direitos Humanos Nilmário Miranda- É deputado federal(PT) pelo 4º mandato, tendo ficado na 4ª suplência, nas eleições de outubro. Natural de Teófilo Otoni, jornalista, é militante histórico dos Direitos Humanos, tendo ocupado o cargo de Ministro dos Direitos Humanos, no governo Lula. Nilmário é cotado também para assumir a Cultura, embora seja esta uma pasta oferecida ao PMDB. 

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social André Quintão (PT). Deputado estadual (PT), eleito para o 4º mandato com 47.334 votos. É sociólogo e assistente social. Foi Chefe de Gabinete do Prefeito Patrus na PBH, vereador e Secretário Municipal de Desenvolvimento Social. Autor da Lei Estadual de Políticas Sociais de Minas Gerais.
Esta Secretaria pode também ser ocupada pelo advogado Leonardo Bandeira,  como cota do PMDB.

Secretaria de Saúde - Saraiva Felipe - deputado federal (PMDB) - É médico, eleito para o sexto mandato parlamentar com 111.317  votos. Foi Secretário de Estado da Saúde no Governo Itamar Franco e Ministro da Saúde no governo Lula, entre 2005 e 2006. Mas, a indicação não é certo.
Esta Secretaria é estratégica. Pimentel resiste em entregá-la ao PMDB. Há articulações para que um nome técnico, ligado a Helvécio Magalhães, possa assumir. Magalhães era o preferido do Governador, que a preteriu para assumir o Planejamento. 

Secretaria de AdministraçãoSávio Souza Cruz  - Deputado Estadual (PMDB), eleito com  58.655 votos, para seu 5º mandato. Natural de Belo Horizonte, é engenheiro pela UFMG, com atuação na área ambiental. Foi Secretário de Estado de Recursos Humanos e Administraçãonoo Governo Itamar, quando realizou grande trabalho de valorização dos servidores e de negociação com Associação e Sindicatos das categorias profissionais.

Secretário de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas - SEDINOR - Luiz Tadeu Martins Leite - Tadeuzinho - deputado estadual (PMDB) - eleito para seu segundo mandato com  47.535 votos. Este jovem representante político, de 28 anos, é de Montes Claros, filho do ex-prefeito Luiz Tadeu leite. A SEDINOR entra na cota do PMDB e na negociação de apoio ao deputado estadual Paulo Guedes(PT) como candidato a prefeito de Montes Claros, em 2016. Lideranças dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri não foram consultadas. 

Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Silas Brasileiro (PMDB) ou João Alberto Lages(PMDB) - Silas Brasileiro é deputado federal, tendo ficado na 2ª suplência nas últimas eleições, com  55.767 votos. Se tomar posse assumirá o seu 6º mandato. É adminstrador, ex-prefeito de Patrocínio, no Alto Paranaíba. Empresário de comércio de grãos, hotéis e postos de gasolina. Ocupou a SEAPA de 2004 a 2006, no governo AécioNeves.
João Alberto Lages, de 36 anos, é advogado. Foi candidato a deputado estadual, com 36.028 votos, ficando na 3ª suplência. É filho de João Bosco Murta Lages, de Araçuaí, advogado e assessor jurídico do ex-governador Tancredo Neves.  

João Alberto foi Presidente da CEASA-MG e Secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, no governo Dilma. Também já foi secretário adjunto da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais (SEDRU), no Governo Anastasia. 

Secretaria dos Esportes - Wadson Ribeiro (PCdo B) ou Zito Vieira (PC do B) -  Wadson é 3º suplente de deputado federal. Obteve 53.773 votos nas últimas eleições. Natural de Juiz de Fora, 38 antos, é o Presidente do PC do B de Minas. Foi Secretário Executivo do Ministério do Esporte, no governo Lula, de 2007 a 2010. Como líder estudantil, foi presidente da  União Nacional dos Estudantes e da UJS - União da Juventude Socialista.
Zito Vieira, 49 anos, natural de Nanuque, no Vale do Mucuri, é sociólogo e cientista político.  O PC do B quer que Wadson Ribeiro assuma uma vaga na Câmara dos Deputados, com a posse de 3  ou 4 deputados da coligação PT/PMDB/PCdo B/PROS/PRB, no Secretariado de Pimentel. Assim, Zito Vieira é o nome mais provável como Secretário.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - Margarida Salomão(PT) - Deputada federal, no segundo mandato. Reeleita com 78.973 votos. 
É pesquisadora, professora universitária, escritora e política brasileira. É graduada em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF),mestre em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutora também em Linguística pela Universidade de Berkeley (EUA)

Foi reitora da UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora.







 


CEMIG - Mauro Borges 

- Foi Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Governo Dilma), Presidente do Conselho de Administração do BNDES e BNDESPAR e Presidente do Conselho de Administração do Parque Tecnológico de Belo Horizonte. 






Mauro Borges Lemos é Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, doutor em Economia pela Universidade de Londres, na Inglaterra, com pós-doutorado na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos e na Universidade de Paris, na França. Foi pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Nenhum comentário:

Postar um comentário