quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Ministério Público Itinerante chega a Capelinha

Ministério Público Itinerante chega a Capelinha
Dia 08 de agosto, na Praça do Povo, de 8 às 17 horas
Após percorrer mais de 30 cidades em nove regiões de Minas, o projeto Ministério Público Itinerante chega à cidade de Capelinha, no Alto Jequitinhonha.

Até o momento, cerca de 30 mil pessoas já foram beneficiadas pelos atendimentos.
Capelinha será a próxima cidade a receber a visita do projeto.

A iniciativa é uma realização do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção Minas Gerais (ABO-MG).
O objetivo do Ministério Público Itinerante é levar os promotores de Justiça e a Ouvidoria aos municípios, buscando um contato mais próximo aos cidadãos, apresentando-lhes os serviços e como atua o Ministério Público, proporcionando-lhes o conhecimento de seus direitos, bem como a forma de defender aqueles direitos que por algum motivo lhes forem negados.

A carreta do MP Itinerante ficará localizada na Praça do Povo, no Centro de Capelinha, das 9h00 às 17h00.
Serão oferecidos inúmeros serviços à população, entre eles orientação jurídica nas salas de atendimento, buscando soluções mais ágeis para resolver conflitos, ações de cidadania com palestras voltadas para direito do cidadão e à saúde na tenda de apoio, além de medição de pressão arterial, glicose e vacinação na Tenda da Saúde.

O Procon Estadual também estará presente, defendo os direitos do consumidor e auxiliando a população.
Outra ação desempenhada pelo MP Itinerante neste projeto é o encaminhamento de pedidos de providência relacionados à área da Saúde, através do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde).

O Ministério Público Itinerante teve início no dia 12 de maio, na cidade de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, e percorrerá cerca de 40 cidades mineiras até setembro. Até agora já foram 30 cidades visitadas em 9 regiões do Estado, somando cerca de 28 mil atendimentos.

Segundo o procurador-geral de Justiça do MPMG, Alceu José Torres Marques, o projeto é um marco na história da Instituição. “O MP Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MP. O Projeto Ministério Público Itinerante tem por objetivo resgatar, na essência, o verdadeiro sentido da Instituição. É o Ministério Público junto ao cidadão, vivenciando a realidade daqueles que são os destinatários de suas atribuições”, disse.

Para o procurador-geral de Justiça, “ao longo dos anos, a Instituição vem angariando o respaldo e a confiança da sociedade por ter sabido estar ao seu lado, cuidando com intransigente dedicação dos interesses que lhes foram – e são – mais caros. Hoje, consolidado enquanto instrumento ético de promoção de cidadania, o Ministério Público não mais se contém aos limites de seus gabinetes e sai às ruas, por toda Minas Gerais, para, de perto, estabelecer com o povo um diálogo franco acerca de suas necessidades e eleger suas demandas”.

A proposta da Ouvidoria do Ministério Público, órgão realizador do projeto, é manter o promotor de Justiça próximo à população, realizando atendimento aos cidadãos dentro da carreta do MP Itinerante e palestras em escolas e espaços públicos de fácil acesso, assim mostrando à sociedade quem são, como atuam, onde trabalham, por que e como o Ministério Público pode ser acionado.

“A Ouvidoria é um canal permanente de comunicação direta entre o Ministério Público de Minas Gerais e os cidadãos, entidades representativas da sociedade civil e órgãos públicos, pautado nos princípios da ética e da transparência. Estaremos junto à população, que muitas vezes tem uma visão distorcida do real sentido do Ministério Público, o que a afasta da Instituição”, explica o ouvidor do Ministério Público de Minas Gerais, procurador de Justiça Mauro Flávio Ferreira Brandão.
Blog do Ministério Itinerante

Nenhum comentário:

Postar um comentário