quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Itamarandiba sedia Encontro Regional de Artesãos do Vale

Itamarandiba sedia Encontro Regional de Artesãos do Vale
Aconteceu em Itamarandiba, neste dia 17 de agosto, terça-feira, uma das mais importantes reuniões culturais do Vale do Jequitinhonha: o Encontro Regional de Artesãos do Vale do Jequitinhonha.

O evento foi realizado pela Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Cultura, e teve como objetivo organizar e fazer a interação dos grupos de artesãos do Vale, visando o fortalecimento da marca Jequitinhonha a nível nacional e internacional. Isto pode aumentar geração de renda e a auto-estima dos artesãos que não são reconhecidos nem valorizados como deveriam e merecem.

Para saudar o Encontro de grande relevância para toda região, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba não poupou esforços para receber todos os artesãos, artistas e demais convidados com muito carinho e atenção que merecem.

Foi montada, por exemplo, linda exposição com os trabalhos dos artesãos itamarandibanos e oferecido saboroso café da manhã, com guloseimas típicas do município, ao som das músicas Jequitivale e Serra Negra, entoadas pelos artistas Gildete, Zé Paulo, Darli e Márcio.

Os participantes puderam, ainda, participar de delicioso almoço de confraternização.
O evento contou com a presença dos Secretários de Cultura dos municípios de Itamarandiba e Leme do Prado, Adão Domingos Coelho e José Carlindo Antunes, respectivamente, da Coordenadora Regional de Bem Estar Social da Emater/Capelinha, Nágila Salman Pimenta, e de artistas e artesãos de vários municípios como: Capelinha, Veredinha, Leme do Prado, Minas Novas, Turmalina, Angelândia, Carbonita e Aricanduva, além, é claro, da participação especial dos artistas itamarandibanos da sede e das comunidades de Santa Quitéria, Penha de França, Contrato, Santa Joana, dentre outros.

No Encontro foram abordados temas relevantes de interesse dos artesãos do Vale. Merece destaque a discussão em torno do Centro Regional de Apoio, Capacitação e Comercialização de Artesanato.

Segundo a Coordenadora Regional, Nágila Salman, o Centro servirá para fortalecer cada vez mais os artistas e artesãos do Vale do Jequitinhonha.
“Esse é o sétimo encontro de artesãos e temos aqui representantes de muitos municípios. Pretendemos com essa reunião dar força às associações municipais vinculadas a essa regional. E para fortalecê-las, cada vez mais, tem sido montado pelo grupo o plano regional de desenvolvimento sustentável.”, diz Salman.

Durante o evento o Secretário Municipal de Cultura de Itamarandiba, Adão Domingos, comentou que além da loja de artesanato Ita Artes, mantida pela Prefeitura com participação da Associação dos Artesãos do município, em breve será inaugurada na sede da Secretaria Municipal de Cultura a 1ª Galeria de Artes de Itamarandiba e fez questão de dizer “essa galeria vai receber trabalhos não somente de artesãos, mas de todos os artistas da cidade sem discriminação da arte que ele desenvolve. Teremos aqui trabalhos de joalheiros, pedristas, esculpidores, artistas plásticos, etc. A galeria será para todos que tem talento.”

Fonte: Ernane Frois, da Ascom da Prefeitura de Itamarandiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário