sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Cemig ainda não sabe as causas dos piques de energia ocorridos em Coronel Murta e Salinas

Problema foi registrado durante a tarde em Salinas e à noite em Coronel Murta

Foto: Gazeta de AraçuaiCemig ainda não sabe as causas dos piques de energia ocorridos em Coronel Murta e Salinas
Ao menos 10 piques foram registrados em Coronel Murta na noite de quarta-feira (19)
 A Cemig ainda não sabe as causas de uma série de piques de energia que atingiu as cidades  de Coronel Murta e Salinas, no Vale do Jequitinhonha (MG) nesta quarta-feira, 19.
  
A empresa  informou através de nota divulgada, no final da tarde desta quinta-feira (20) que está realizando inspeção minuciosa em todo circuito para localizar as causas dos problemas ocorridos  entre as 19h e 20h, na cidade de Coronel Murta e às 17 h, em Salinas, no Vale do Jequitinhonha.

De acordo com a empresa, a inspeção que teve início nesta quinta-feira (20), leva, em média, três dias para ser concluída, devido ao alto nível de detalhamento e ao tamanho do circuito.

A Empresa esclareceu também que assim que o problema foi identificado, os equipamentos de proteção da rede atuaram para que o fornecimento de energia fosse normalizado, o que ocorreu sem a necessidade de envio de equipes ao local. 

Em Coronel Murta, os piques  foram sucessivos e duraram uma média de 1 a 2 minutos. totalizando pelo menos dez. Em Salinas os problemas foram registrados por volta das 17 h.

Pelas redes sociais, internautas ironizaram o problema e outros levaram na brincadeira, afirmando que os pisca-piscas do Natal haviam chegado mais cedo para os consumidores de energia da empresa. Outros lamentaram perda de arquivos na internet e até mesmo, danos a aparelhos domésticos. 

No final da tarde de terça-feira (18) foi registrado foco de queimadas perto de uma das torres de transmissão a 5 km de Coronel Murta.
No final da tarde de terça-feira (18) foi registrado foco de queimadas perto de uma das torres de transmissão a 5 km de Coronel Murta.

 Prejuizos

A  CEMIG explica  que, caso o consumidor tenha algum prejuízo com equipamentos devido ao problema, é direito do cliente fazer um pedido de ressarcimento.

 O consumidor deve acionar a Cemig por meio da agência virtual (www.cemig.com.br), presencialmente em uma das agências de atendimento ou ainda pelo Fale com a Cemig – telefone 116, em um prazo de até 90 dias após o dano. Nesse contato, o consumidor deve informar qual equipamento foi danificado, marca e modelo do produto e a data e a hora do ocorrido. Quem pode fazer esse pedido é o próprio titular da conta de energia e ele precisa ter em mãos o número do cliente e da instalação, a carteira de identidade e o CPF.

Segundo estabelece a Aneel, a Cemig tem até 15 dias para analisar se o dano do aparelho foi provocado em decorrência de um problema na rede da Companhia e enviar carta-resposta ao cliente. Em caso positivo, o cliente deverá fazer o orçamento de conserto do equipamento em uma oficina e encaminhá-lo para a Cemig. Após a análise e deferimento do orçamento, a Cemig tem 20 dias corridos para ressarcir o cliente por meio de depósito em conta ou o conserto do aparelho.

As normas da Aneel estabelecem também que a concessionária de energia deve ressarcir apenas danos de natureza elétrica em equipamentos, causados por problemas na rede da empresa.
  
Gazeta de Araçuai, com informações da Cemig.

Nenhum comentário:

Postar um comentário