quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Estudantes de Salinas fecham a BR 251 contra a PEC 241

Um protesto de estudantes contra a PEC-241, que congela os gastos públicos durante 20 anos, fechou por três horas a BR-251, em Salinas, no Vale do Jequitinhonha, no norte de Minas Gerais. O congestionamento chegou a 15 quilômetros.

Ainda segundo a PRF, os manifestantes são estudantes do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) Campus Salinas e de três escolas estaduais do município (Coronel Idalino Ribeiro, Doutor Osvaldo Prediliano Santana e Professor Levindo Lambert). O protesto começou por volta das 8h e eles chegaram a colocar fogo em pneus, fechando os dois sentidos da rodovia, na altura do quilômetro 322.



A intenção dos manifestantes era manter a BR-251 bloqueada por mais tempo, mas devido ao forte calor e as reclamações dos motoristas, o trânsito foi liberado por volta das 11h.
Os estudantes do IFNMG campus Salinas estão protestando contra a PEC 241 desde o dia 11 de outubro. Além de passeatas pelas ruas da cidade, eles também ocuparam as dependências da instituição. A reitoria de ensino suspendeu todas as atividades em Salinas e em outros seis campi, conforme nota divulgada na última sexta-feira (21.10).
De acordo com a União Nacional dos Estudantes (UNE), até a manhã desta terça-feira, pelo menos 82 universidades e cerca de mil escolas estavam parcialmente ou totalmente ocupadas.
Na região do Alto Rio Pardo, os estudantes da Escola Estadual Mendes de Oliveira, de São João do Paraíso, fecharam a escola, saíram às ruas com cartazes e faixas, protestando contra a PEC 241, que, segundo eles, vai enterrar a educação no país.
Informações e fotos do Movimento OcupaIF

Nenhum comentário:

Postar um comentário