segunda-feira, 17 de outubro de 2016

33º FESTIVALE - Minas Novas: Quando a Arte Vira Esperança!

* Por Deyse Magalhães


Com a poesia e a música no coração, um grupo de jovens cheios de sonhos saem de Minas Novas para concorrer a premiações no 33º FESTIVALE - Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha, ocorrido na cidade de Jequitinhonha, entre os dias 11 e 15 de outubro de 2016.

Acontecimento inédito, três prêmios. 




Em primeiro lugar, Giselda Gil, ganhou o prêmio de melhor poesia. Já a melhor música regional ficou para Paulo Henrique que chamou atenção pelo figurino tribal, valorizando a cultura negra e indígena onde falou "Somos netos da escravidão e filhos da ditadura".

O terceiro lugar ficou com o experiente Ivan Pestana, acompanhado por Didi Ferreira e André Ferreira na percussão e a linda voz de Giselda.





"Gostaria de destacar minha luta a favor da vida, da arte, da cultura. Minha resistência contra o preconceito, a homofobia e todas as opressões. E principalmente destacar o valor imensurável que tem a educação" ressaltou Giselda.

"A música me escolheu e a minha missão é mostrar que o Vale do Jequitinhonha não tem apenas miséria. O Vale é cultura, talento e canção", completa Ivan.





Sem incentivo por parte do poder público ou privado, esta equipe representou nossa cidade com talento, sensibilidade, amor, ousadia e determinação.

Parabéns, garotos! 



Vocês trazem esperanças para as novas gerações e confirmam que a arte educa, socializa e forma cidadãos do bem.



Hoje, os aplausos são para vocês!



Viva Minas Novas!

Viva o FESTIVALE!



Para quem pediu a publicação da poesia Ponto G de Giselda Gil que ganhou o concurso de Poesia na Noite Literária, no Festivale, segue letra e apresentação.
Vale a pena conferir!

1.362 visualizações
Giselda Gil  sentindo-se emocionada.
FORA TEMER!!!
33° Festivale - Jequitinhonha/MG
Noite Literária
Ponto G...
Ver mais
*Deyse Magalhães, de Minas Novas, vive há 30 anos em Belo Horizonte. É formada em filosofia. Promotora de eventos, agente cultural, é coordenadora do Bloco Magalhães, do Carnaval Bom D+ de Minas Novas, do Alto Jequitinhonha.
Já participou de diversos Festivales. 


Neste 33º FESTIVALE, na cidade de Jequitinhonha, de 11 a 15 de outubro de 2016, esteve como representante do Mandato do Deputado Estadual Jean Freire (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário