Devido a problemas na estrutura da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR 116, em Itaobim, no Vale do Jequitinhonha, a passagem de veículos está sendo controlada pela Policia Rodoviária Federal.
 Na manhã desta quinta-feira, 28.01, a situação foi ainda pior. Quase todos os veículos estão correndo o risco de não mais fazer a travessia. Houve um congestionamento de mais de 5 km, de um lado e de outro, segundo a Polícia Rodoviária. 
Segundo o DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, que esteve no local na terça feira, 26.01, todo o processo para resolver a situação está em curso, porém não há data precisa do início da reforma. Há uma previsão de começar até segunda-feira, 01-02, mas as forte chuvas que caem na região impedem o trabalho de reforma.
Deputado Jean Freire aciona DNIT
O deputado estadual Jean Freire (PT) cobrou uma solução rápida do Superintendente Regional do DNIT, em Minas, Fabiano Martins Cunha, para normalizar o trânsito na BR 116, no trecho da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itaobim. O deputado esteve no local, na manhã desta quinta-feira, 29.01.

Aproveitando a oportunidade, Jean fez gestões também para providenciar com urgência uma operação tapa-buracos na BR 367, entre o trevo de Coronel Murta/Salinas/Araçuaí, passando pela cidade, distrito de Taquaral, Itinga-Pasmado - Itaobim. Vários acidentes têm acontecido devido às péssimas condições desta BR, inclusive com a morte de uma pessoa de 54 anos.
  
Vereador cobra solução
O vereador de Itaobim, Marcus Vinicius (PT), encaminhou o problema para o DNIT, exigindo soluções para a situação que amedronta o povo da cidade, que teme por uma tragédia.
Ele obteve resposta, postando o documento na sua página no facebook:
O DNIT informa que a empresa JBR Engenharia Ltda. de Recife, em Pernambuco, já foi contratada para a realização das reformas. 
População quer reformas e passarela
No ano passado, a população de Itaobim realizou um protesto pelas precárias condições da ponte sobre o rio Jequitinhonha.
Mais informações aqui:
blogdobanu.BR 116-sera-fechada-em-protesto-ponte.sobre Jequitinhonha