sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Taquaral se transforma em distrito e população clama por segurança

Taquaral possui cerca de 700 familias de acordo com levantamento do IGTEC-Instituto de Geoinformação e Tecnologia.

Foto: arquivoTaquaral se transforma em distrito e população clama por  segurança
Com elevação a distrito, o lugar passa a se chamar Taquaral de Minas

Neste sábado (26) moradores do então povoado do Taquaral, a 18 km da cidade de Itinga, no Vale do Jequitinhonha, entram em clima de festa. É que, através de lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito de Itinga, Adhemar Marcos Filho(PSDB) , o povoado passa a ser Distrito a partir do dia 29 de dezembro. Com a lei, o lugar passa a se chamar Taquaral de Minas. Mas, o que  a população ganhará com esta mudança?


 As vantagens são inúmeras. Tornando-se distrito, o  povoado ficará apto a receber verbas específicas dos governos Estadual e Federal.

 Enquanto distrito, Taquaral poderá dispor de cartório de registro civil e  poderá sediar uma sub-prefeitura ou administração regional.  Poderá ainda receber agências bancárias, correios, postos para pagamentos de água, luz, telefone, enfim, tornando-se distrito o povoado passaria a funcionar como uma pequena cidade.

Mas nem tudo é festa para as 700 famílias que vivem no lugarejo.

Os moradores pedem mais atenção das autoridades por conta da falta de segurança que tem retirado o sossego e o sono da maioria dos que ali vivem.

As  denúncias são inúmeras,  e um dos motivos seria a migração de marginais   de outras regiões , aumentando a criminalidade no local.

A reclamação também é geral com relação ao barulho dos sons automotivos, presença  de baderneiros que praticam direção perigosa em motos e carros, colocando  a vida das pessoas em risco, e a falta de policiamento para inibir as ações, principalmente nos finais de semana.

Uma das moradoras do lugar, a garimpeira Maria dos Anjos Silva Franca, 62 anos, diz que “fica difícil até pra dormir. Além disso, a falta de segurança é constante”. “ Isso aqui virou um inferno. É som no mais alto volume. Esperamos que alguma coisa seja feita”, espera a idosa

“ Não respeitam ninguém”, concordam os garimpeiros Adail José Gomes Nunes, 36 e Edivaldo Gomes dos Santos, de 53 anos.

Para eles, é  necessário a instalação de um posto policial. “ Os casos de furto e arrombamento aumentaram. Muitos aqui já nem dormem direito com medo dos ladrões. Sabemos que o município é grande e que existem poucos policiais mas,  alguma providência precisa ser tomada”, afirmam os garimpeiros.

Os moradores também pedem instalação de um posto de atendimento bancário, agência dos Correios e mais infraestrutura, como calçamento de ruas e melhorias na captação e distribuição de água.



Situado às margens do rio Jequitinhonha e cortado pela BR-367, o povoado do Taquaral se desenvolveu em torno do garimpo. São inúmeras lavras que se espalham pelo seu entorno, e que garantem a sobrevivência das famílias .

Os chamados “ bamburros”, que são descobertas de  pedras preciosas,  atraem a atenção de compradores e também de criminosos.

Nos últimos três meses foram registrados 2 assaltos violentos e o assassinato de um adolescente de 17 anos, envolvido em pequenos furtos.

“ Estamos assustados. O lugar era pacato. Queremos voltar a dormir tranquilos ”,  dizem os moradores.

 Fonte: Sérgio Vasconcelos,  da Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário