quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Ex-prefeito de Pedra Azul é preso em Belo Horizonte por descumprir prisão domiciliar


Ricardo Mendes Pinto é ex-prefeito de Pedra Azul. 

Ricardo Pinto foi condenado em 2007 por desvio de dinheiro durante as eleições municipais do ano 2000. De acordo com a sentença, não poderia sair de casa aos sábados e domingos, entre 17h e 22h, e deveria pagar multa de R$ 67 mil. A decisão se tornou definitiva em 2013. Segundo a Justiça, Pinto usou dinheiro público para custear sua campanha e a de vereadores e pagar combustível particular.
O delegado chefe do Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), Ramon Sandoli, explica que uma denúncia levou a equipe ao político. “Recebemos a informação de que ele estava em Belo Horizonte e começamos a monitorá-lo. Hoje pela manhã, a equipe foi até o bairro Luxemburgo e realizou a prisão.”, disse o Delegado.
Segundo a Justiça mineira, o mandado foi expedido no dia 18 de dezembro. O ex-prefeito diz que, nesta data, estava viajando. Ao saber da decisão, em vez de se entregar, ele seguiu para Belo Horizonte para consultar um criminalista, que recorreu da decisão.
De acordo com advogado do político, Felipe Machado, por causa da condenação por desvio de recurso, o cliente deve permanecer por cinco horas ininterruptas – das 17h às 22h –, na fazenda dele, aos sábados e domingos. “Em determinado dia em 2015, no mês de setembro, Ricardo compareceu a um evento e lá estavam presentes duas promotoras de Justiça”, contou o advogado.
Machado acredita que, por desconhecerem o teor da pena, as promotoras pediram que a polícia fosse à fazenda do ex-prefeito. Depois disso, de acordo com o advogado, o Ministério Público solicitou à Justiça uma audiência de justificação, e o magistrado pediu a prisão de Ricardo Mendes Pinto. O político disse que, na audiência, esclarecerá a situação.
Ainda segundo o delegado Ramon Sandoli, o ex-prefeito não apresentou resistência ao ser preso. Ele foi encaminhado para o Deoesp, onde ficará detido nesta noite. Segundo a polícia, Ricardo Mendes Pinto será transferido para Pedra Azul nesta quarta-feira (13).


Fonte: R7 / G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário