sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Bloco Magalhães, de Minas Novas, agita carnaval de rua de BH, neste sábado




Neste sábado, 30 de janeiro, os Blocos sairão pelas ruas de Belo Horizonte, fazendo uma grande abertura e esquentamento para os dias de carnaval, de 05 a 09 de fevereiro, na capital mineira.

O Bloco Magalhães do Carnaval Bom D+, de Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas, sai pela primeira vez, pelas ruas de BH.

A concentração será a partir das 16 horas, na Serraria Souza Pinto, na Av dos Andradas, ao lado do Parque Municipal. De lá, o Bloco com mais de 200 participantes sairá cantando e dançando, passando pelo Viaduto Santa Tereza, entrando pela Rua Sapucaí, concentração final do carnaval.

Comandando todo o trajeto, um mini-trio elétrico com uma banda de músicos de Minas Novas, formada por Dalton Magalhães, Vânia Beatriz, Liu Evangelista, Bravaloka, Juninho Silva e Arlindo Ziriguidum.


O Bloco Magalhães apresenta em BH a alma festiva e foliona do povo de Minas Novas e do Vale do Jequitinhonha, ao som de frevos, sambas e marchinhas. Muitas conhecidas de todo o Brasil, mas algumas de autoria do cantor e compositor Dalton Magalhães, inclusive o frevo “Carnaval Bom Demais”, que virou hino e slogan do Carnaval de rua de Minas Novas.

As músicas têm presença marcante dos frevos cantados no trio elétrico da Bahia, de Armandinho, Dodô e Osmar, de Morais Moreira, Caetano Veloso, Gal Costa e outros. As músicas mais marcantes são “Atrás do trio elétrico”, “Bloco do Prazer”, “Coisa acesa”, “Pombo Correio”, outras como “Eu quero é botar meu bloco na rua”, e marchinhas.


Dez anos do Bloco Magalhães

O Bloco Magalhães foi formado inicialmente pelos foliões, filhos de Dário Magalhães e Ducarmo Silveira, na Rua do Mercado em Minas Novas, seus amigos e outros parentes que se juntaram, relembrando os velhos carnavais da histórica cidade do Vale do Jequitinhonha. Um dos Coordenadores do Bloco, Dalton Magalhães, conta que o Bloco não nasceu com este nome. Foi apelidado de Bloco Magalhães pela população foliona de Minas Novas.

A coordenação do Bloco fica com os irmãos Dalton e Deyse Magalhães, mas outros membros da família também participam ativamente, na área de administração, como Carminha, José Antônio, Talita Duarte, Flávia Marques, Thaisa e Mariana Magalhães. Aliás, a família toda põe a mão na massa, contribuindo, cada um do seu jeito e disponibilidade.


O Bloco sai pelo 10º ano. Sempre nos sábados de carnaval de Minas Novas, à noite, antes do grande trio elétrico. Puxa o cordão de foliões da Rua do Mercado, no Centro, subindo a ladeira da grande avenida central, Marechal Deodoro, até a Gruta. Retorna, descendo a mesma avenida até a porta da Praça da Prefeitura e Banco do Brasil, no centro da cidade. 

Sempre sai com uma temática com preocupação social, ambiental e cultural.
Neste ano, o tema é “DENTRO DE MIM CORRE UM RIO” em que fala da seca, da água e dos desafios do meio ambiente. Em 2015, “abre alas pra MPB”; em 2013, “o Bloco veste a cidade”, com a preocupação da preservação do patrimônio cultural; em 2012, “viagem ao Egito: em 2011, “as cartas não mentem jamais”.




Leiam a mensagem do Bloco, neste ano:
Com o objetivo de resgatar e valorizar as tradições do carnaval de Minas Novas, o Bloco este ano cai na folia com alegria, trazendo o tema “DENTRO DE MIM CORRE UM RIO”.O referido tema chama o folião para uma viagem dentro de si, uma reflexão sobre a atualíssima questão da água, que afeta todo o planeta, da poluição dos rios, do descuido do homem com a natureza e da nossa responsabilidade sobre a seca e a morte dos nossos rios.

Serviço:
Contato: (31) 99355-7118 / 99138-5795



Primeiro carnaval de Minas Gerais com trio elétrico
A cidade de Minas Novas tem hoje o maior carnaval de rua do Vale do Jequitinhonha e um dos maiores de Minas.

Minas Novas sofreu forte influência das manifestações populares do Carnaval de Salvador, que misturou o frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros ritmos afro-latinos, criando o chamado axé music da Bahia, que culminou também com a popularização dos trios elétricos.

Nesta época, a partir de 1974, com o Bloco A Patota, Minas Novas foi precursora do carnaval de rua em Minas Gerais, criando trios elétricos artesanais e formando músicos neste período de grande efervescência cultural. A própria população realizava o carnaval de rua, sem apoio oficial ou patrocínio oficial.



Em 1981, a Prefeitura assumiu o trio elétrico, enfeitando um grande caminhão. Hoje, grandes carretas com trios elétricos se apresentam com artistas e bandas de renome nacional, levando mais de 10 mil pessoas, cantando e dançando.



As músicas compostas por Dalton Magalhães se tornaram populares. Carnaval Bom Demais tornou-se hino e slogan do carnaval de rua.
Conheça as letras:

A Patota
Que bloco é esse que acabou de chegar
É a Patota, tá botando pra quebrar (bis)

Quem quiser entrar na nossa
Dê um sorriso e um chute na fossa
Nosso Bloco é informal
Venha conosco, brincar o Carnaval

É fogo! É fogo! É fogo!
Ninguém aqui desmente
Estamos todos numa jogada diferente (bis)


Música do Bloco A Patota que saiu pela primeira vez, em 1974, usando instrumentos de lata, panelas e frigideiras, dando início ao grande carnaval de rua de Minas Novas. Em 1975, saiu puxado por um mini-trio elétrico, em uma caminhonete de Embrava. Foi assim!





Nenhum comentário:

Postar um comentário