quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Comunidades rurais de Capelinha debatem desenvolvimento com deputado

Deputado Dr. Jean Freire se reúne com comunidades rurais Santo Antônio do Fanado e Cisqueiro.
Comunidade Cisqueiro de Capelinha reunida com o
deputado estadual Dr Jean Freire ( PT-MG)

As comunidades rurais de Santo Antônio do Fanado e Cisqueiro, de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas, se reuniram com o deputado estadual Dr Jean Freire (PT), no domingo, 06.09. Para as cerca de 120 famílias moradoras destas comunidades, foi um marco histórico, pois nenhum deputado havia visitado as localidades.
Moradores da comunidade rural de Santo Antônio do Fanado, em Capelinha, com o deputado Jean Freire e equipe técnica.
Foram debatidos diversos assuntos e gargalos que impedem o desenvolvimento social e econômico, principalmente dos moradores de comunidades rurais. O deputado Jean Freire falou da imensa alegria de se encontrar com agricultores familiares que constroem das mãos e braços o seu viver, lembrando que ele é filho de um casal de trabalhadores rurais de Coronel Murta e conhece as grandes agruras do povo da roça.

Representantes da comunidade rural de Santo Antônio do Fanado, em Capelinha.

Maria da Conceição, presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Capelinha (CMDRS) e presidente da Associação Comunitária de Santo Antônio do Fanado, disse que o verdadeiro representante político está onde o povo está e constrói políticas públicas junto com a população. Registrou problemas com a eletrificação rural, necessidade de campo de futebol e assistência à saúde.
Pedro do Cisqueiro apresenta ao deputado a produção de açúcar mascavo de comunidade.

Pedro do Cisqueiro falou sobre cidadania plena que precisa ser conquistada pelos moradores da zona rural. Debateu a necessidade de fortalecer as pequenas fábricas, a organização comunitária, regularização fundiária e aquisição de um trator agrícola com a gestão feita pelos próprios beneficiários. Elogiou a iniciativa do deputado estadual, que apresentou um projeto de lei de assistência técnica para agricultores familiares. Assim, disse Pedro Cisqueiro, a Associação poderá contratar um técnico agrícola para orientar e fomentar a produção local.

Dr Jean Freire disse se sentir tão emocionado quanto as pessoas ali presentes, pois é função do representante público ouvir a população para acertar mais e atender as verdadeiras necessidades da população.
Reunião na Associação de Mulheres de Capelinha, no bairro Piedade.

Associação de Mulheres de Capelinha
No bairro Piedade, em Capelinha, o deputado se reuniu com as representantes da Associação de Mulheres, ouvindo as reivindicações e propondo ações para a melhoria das condições de trabalho das participantes da fabriqueta de roupas íntimas em que participam 45 mulheres. Maria do Carmo, a Du, presidente da entidade, registrou a importância da presença de Dr Jean Freire entre elas. O prefeito municipal, Zezinho da Vitalina, disse que Jean é o genuíno deputado do Vale Jequitinhonha. A presidente do PT e Secretária Municipal de Educação, Maria Eunice Cordeiro, reivindicou a instalação de uma Superintendência Regional de Ensino na microrregião de Capelinha, com a participação de 23 municípios.
Da esquerda para a direita, Mesa composta pela presidente da Associação de Mulheres, Maria do Carmo, Vicenza, presidente da Associação de Artesãos, pela presidenta do PT e Secretária de Educação, Eunice Cordeiro, pelo prefeito Zezinho da Vitalina,  Alessandra Brasil, deputado estadual Jean Freire, e Diretora da Escola Estadual Rosarinha Pimentinha, Marta Gomes.

O deputado se comprometeu a lutar junto com os educadores e lideranças políticas regionais, sensibilizando a gestão da Secretaria de Estado da Educação para esta importante bandeira da educação.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Mandato Deputado Estadual Jean Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário