terça-feira, 15 de setembro de 2015

Conflito entre moradores de Lelivéldia e transporte de madeira de eucalipto será debatido na Assembléia de Minas.

O deputado estadual Jean Freire (PT-MG) vem trabalhando desde a sexta-feira passada, 11.09, para a resolução de um grave conflito em Lelivéldia, distrito de Berilo, no Vale do Jequitinhonha. Desde este dia, os moradores da região, revoltados com a morte na quinta-feira, 10.09, de um motociclista em um acidente com um caminhão com carga de eucalipto, impediam a passagem destes veículos na LMG 677, que corta a localidade.

Na sexta, o deputado passou horas tentando mediar um acordo entre moradores e motoristas responsáveis pelo transporte de eucalipto na região. De um lado, cidadãos que buscam uma solução para o descaso das empresas e, de outro, motoristas que estavam impedidos de trafegar por conta do fechamento da estrada pelos moradores revoltados com o ocorrido.

Após uma tensa conversa com ambas as partes, com o apoio da Polícia Militar, foi selado o acordo de liberação da estrada para aqueles que ali estavam. Foram liberadas 47 carretas. A condição foi a de que nenhuma carreta voltaria a trafegar naquele trecho até que uma solução fosse acordada entre os representantes da Suzano, empresa responsável pelo eucalipto transportado, e representantes dos moradores do distrito, nas dependências da Assembleia Legislativa nesta semana.

“Lelivéldia é castigada pela poeira, barulho e risco de acidentes. E o transporte de eucalipto aumenta consideravelmente este quadro”, resumiu o deputado Jean.
Na foto, de costas: Tenente Mateus, deputado Jean Freire e vereador de Berilo, Wanderley Reis, presidente da Câmara Municipal.

Na manhã desta segunda-feira, 14.09, após receber informações de que as empresas transportadoras de eucalipto estavam descumprindo o acordo firmado na sexta-feira, levando os moradores a impedir a passagem destas carretas, Jean Freire voltou ao distrito. “O tráfego somente de carretas está sendo bloqueado”, informou o deputado após verificação.

Em reunião com o vice-prefeito de Berilo, Beto Cunha, vereadores da região (  Davidson Cunha do PHS de Berilo, morador de Lilivéldiado; de Wanderley dos Reis, do PC do B de Berilo; do PT - José Geraldo de Turmalina; Vandim de Berilo e Marcus Vinicius de Itaobim) e representantes de organizações da sociedade civil do Vale para discutir o transporte de eucalipto no Vale do Jequitinhonha, nasceu a proposta de criação do Movimento dos Atingidos pelo Eucalipto (MAE), que ainda será estudada.
Tenente Mateus, da PMMG, fala aos presentes, observado pelo represente da Suzano, em pé, de costas, de camisa branca.

"Dr Jean chegou e acalmou o pessoal, que estava tenso com a situação. Fez o seu papel como legislador, como representante do povo, ao estar com a comunidade atingida diante do representante da empresa e do Estado, no caso a Polícia Militar. De um lado estava a empresa, visando o lucro, e do outro lado a comunidade, receosa e tensa, podendo agir até com violência. Dr. Jean foi um exímio mediador e contribuiu para que o diálogo prevalecesse”, ressaltou o vereador de Itaobim, Marcus Vinícius.

Reunião entre representantes de movimentos sociais da região (Cáritas, CAV, Sindicatos de Trabalhadores Rurais), vereadores, vice-prefeito de Berilo, moradores de Lelivéldia e deputado Jean Freire.
O vice-prefeito de Berilo, Beto Cunha, morador de Lelivéldia, disse que o diálogo prevaleceu e os acordos foram feitos com a participação de toda a comunidade.  Ele elogiou a postura de negociador do deputado Jean Freire e dos membros da Polícia Militar que compreenderam as razões dos moradores que estão revoltados com o descaso em resolver os problemas do transporte de carretas de eucalipto. Beto disse que ficou acordado que uma reunião seria realizada em Belo Horizonte, na Assembléia Legislativa, com a presença de representantes do governo estadual, do DER, da diretoria da Suzano e de uma comissão de moradores de Lelivéldia. O deputado Jean Freire ficou responsável em articular esta reunião para buscar alternativas para o problema.
Deputado estadual Jean Freire conversando com lideranças de Leivéldia, em Berilo.

O deputado informou no encontro que apresentou requerimento na Comissão de Transportes da ALMG para realização de audiência pública para discutir o transporte de eucalipto no Vale do Jequitinhonha. Jean Freire está realizando esforços para que a reunião ocorra ainda nesta semana.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Deputado Estadual Jean Freire (PT-MG).

Clique aqui e veja  vídeo.
Essa é a fala de um cidadão de Lelivéldia, distrito de Berilo, onde moradores proibiram a passagem de carretas carregadas de Eucalipto, medida tomada após a morte de um jovem em acidente com umas das carretas. Emocionado, ele diz ao representante da Suzano como os moradores são tratados!


Nenhum comentário:

Postar um comentário