sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Defesa Civil vai levar água potável a mais de 900 localidades atingidas pela seca

Inicialmente, 249 pipeiros credenciados vão atender a 129 rotas e 53 municípios mineiros do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas.

Cedec/Divulgação
A Cedec instalou aparelhos GPS nos veículos credenciados para assegurar o abastecimento
A Cedec instalou aparelhos GPS nos veículos credenciados para assegurar o abastecimento
Download
Em consonância com as diretrizes do Governo de Minas Gerais, que busca a participação de todos e a regionalização no atendimento da população mineira, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec)realizou, de forma descentralizada, o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para transporte e distribuição de água potável para consumo humano por meio de caminhões-pipa.
Inicialmente, 249 pipeiros credenciados vão atender a 129 rotas e 53 municípios mineiros do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas assolados pela seca ou estiagem, decretados por situação de emergência ou estado de calamidade pública. A expectativa é que a operação emergencial da Defesa Civil leve água potável para mais de 900 localidades atingidas.
“Nas áreas rurais, o fornecimento de água potável depende dos poços artesianos, dos açudes e da captação de água da chuva. Nessas localidades não há cursos d’água para abastecer a população. Como os açudes e os poços secaram, e não tem chovido, o único jeito de levar água a essas regiões assoladas é por meio do caminhão-pipa”, esclarece o capitão Marcone Duarte, diretor administrativo da Cedec.
Cada rota vai ser atendida por um pipeiro credenciado. Para os trajetos que tiveram mais de um candidato elegível, foi realizado um sorteio para definir quem seria o eleito para a função. Após a seleção, foram confeccionados os contratos com os proprietários que tiveram os caminhões-pipas vistoriados e aprovados conforme requisitos previstos no edital de credenciamento, publicado no Diário Oficial do Estado no dia 7 de agosto.
Os primeiros contratos foram publicados no Diário Oficial do Estado em 27 de agosto e, atualmente, todos os pipeiros já estão em condições de iniciar a distribuição da água potável para as regiões atingidas pela seca ou estiagem. Para controlar a movimentação dos caminhões-pipa e assegurar que os cidadãos mineiros sejam plenamente atendidos, a Cedec instalou aparelhos GPS nos veículos credenciados para a distribuição.
Os 53 municípios beneficiados são: 

Vale do Jequitinhonha
Araçuaí, Botumirim, Cachoeira do Pajeú, Divisa Alegre, Francisco Badaró, Grão Mogol, Jenipapo de Minas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Medina, Minas Novas, Novo Cruzeiro, Olhos D’água, Padre Carvalho, Pedra Azul, Santa Cruz de Salinas, Taiobeiras e Turmalina,
Norte de Minas
Berizal, Indaiabira, Ninheira,  Santo Antonio do Retiro, São João do Paraíso, Vargem Grande do Rio Pardo, Bocaiuva, apitão Enéas, Francisco Dumont, Glaucilândia,  Icaraí de Minas, Itacambira, Itacarambi, Janaúba, Japonvar, Juramento, Juvenilia, Lassance, Luislândia, Matias Cardoso, Mirabela,  Pai Pedro, Patis, Pirapora, Porteirinha, Riacho dos Machados, Várzea da Palma, Verdelândia, Varzelândia, Montezuma, Jequitaí, Gameleiras,  Guaraciama, Pedras de Maria da Cruz e Montalvânia.
Água Vida
Outras iniciativas do Governo de Minas Gerais também buscam levar água potável às comunidades rurais do interior. Nesta segunda-feira (31/8), o Servasinaugurou as primeiras unidades do projeto Água Vida nos municípios de Arinos e Formoso, no Noroeste do estado. As primeiras coberturas, cisternas, módulos sanitários e fossas sépticas foram entregues para comunidades rurais que nunca tiveram acesso regular à água limpa.
Ao todo, serão entregues 152 unidades do Água Vida, construídas com recursos do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) por meio do Termo de Cooperação Técnica (TCT) firmado com o Servas e por meio de convênio com a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).
O programa foi criado para permitir o acesso à água potável daquelas comunidades que não conseguiram se enquadrar no programa federal Água Para Todos. As residências com telhados de sapê ou amianto ganharam novas coberturas que se ajustam às calhas para captar água da chuva e levá-la à cisterna.
O Servas também providenciou a instalação de fossas sépticas e módulos sanitários. A famílias beneficiadas receberão ainda neste mês treinamento voltado para uso consciente da água e palestras sobre cidadania e qualidade de vida.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o projeto Água Vida está diretamente vinculado às ações do 7º Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM), “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário