terça-feira, 15 de setembro de 2015

Nesta quinta-feira, 17.09, Assembléia Legislativa debate conflito entre moradores de Lelivéldia e transportadoras de eucalipto

Audiência Pública será no Plenário da Assembléia Legislativa, às 10 horas, dia 17.09, com o objetivo de buscar soluções para transtornos causados pelo transporte de madeira de eucalipto.
Evento será transmitido, ao vivo, pela TV Assembléia
Reunião dos moradores de Lelivéldia com  deputado estadual Jean Freire,  Major    da PMMG e representante da Suzano.

O povo de Lelivéldia, em Berilo, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas,  cansou de esperar e quer uma decisão política para os graves problemas trazidos pelo perigoso transporte de madeira de eucalipto por grandes carretas, com supercarga desprotegidas, fazendo comboio, destruindo as estradas de terra da LMG 677, entre Ijicatu (José Gonçalves de Minas) - Lelivéldia-Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, como também na BR 367, entre Virgem da Lapa-Araçuaí-Itinga-Itaobim, BR 116, no trecho Itaobim-Ponto dos Volantes-Padre Paraíso-Catuji-Teófilo Otoni, e BR 418, entre Teófilo Otoni e Nanuque, na Estrada do Boi, cruzando a BR 101. O destino da madeira é a Usina de celulose e papel da Suzano Papel e Celulose,  na cidade de Mucuri, no sul da Bahia.

O transporte de carga pesada tinha cerca de 150 carretas, diariamente passando pelo trecho citado. Hoje, o número foi reduzido para cerca de 60. Mas, continua fazendo estragos nas estradas.


Um acidente envolvendo Laércio Alves do Nascimento, de 25 anos, na quinta-feira, 10.09, às 10 horas, com sua moto e uma carreta, levou ao falecimento do jovem. O acidente ocorreu na LMG-677, no trecho entre Lelivéldia e o Posto Cristal, no município de Berilo. Laércio era morador da comunidade de Coqueiros, na região de Lelivéldia, próximo à Barragem de Irapé. Revoltados, os moradores bloquearam a estrada da LMG 677 com queima de pneus e pedaços de madeira.  Somente na tarde de sexta-feira, foi permitido a passagem de 47 carretas com madeiras de eucalipto, com o compromisso de nenhuma poder transitar até a solução de problemas de segurança na estrada.

Nesta segunda-feira, o deputado estadual Jean Freire (PT-MG) intermediou um acordo entre moradores, Polícia Militar e Suzano Pepel e Celulose. Ficou acordado que uma nova reunião seria marcada na Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte. O deputado seria responsável pela sua articulação e realização.

Jean Freire conseguiu a aprovação da Audiência Pública, para esta quinta-feira, 17.09, 10 horas, na Comissão de Transportes. A reunião será transmitida, ao vivo, pela TV Assembléia. 

Todos os presentes terão direito à fala para relatar a problemática e apontar alternativas de soluções. Os moradores de Lelivéldia desejam que o trecho da estrada que corta a sede, entre o Posto Cristal e as casas da Cohab, seja pavimentado com bloquetes. O trecho tem cerca de 2 km. Há propostas de realização de uma parceria público-privado, onde participariam o governo de Minas, a prefeitura de Berilo e a empresa Suzano Papel e Celulose.

Estão convidados para o evento representantes da Suzano Papel e Celulose; DER- Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais; DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes que cuida das rodagens federais; Polícia Rodoviária Estadual; PMMG: Polícia Civil; prefeitos dos municípios de Berilo, Higor Maciel; Harley Lopes, de Virgem da Lapa; Aécio Motoso, de José Gonçalves de Minas; vereadores; Comissão de Moradores de Lelivéldia, em Berilo; representantes regionais de movimentos sociais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário