sexta-feira, 20 de junho de 2014

Festival da Cultura Quilombola acontece em São Julião, no Vale do Mucuri.

Comunidade de São Julião, em Teófilo Otoni, é o berço da família do violeiro Pereira da Viola.  

O Festival

O I Festival da Cultura Quilombola São Julião é o amadurecimento de uma celebração que já ocorre desde 2011 na Comunidade Rural de São Julião realizada pela Associação Quilombola Vaz Pereira. Naquele ano ocorreu o I Encontro de Violeiros da Comunidade Quilombola de São Julião, convidados por Pereira da Viola que num atípico frio de agosto, festejou junto à sua comunidade e várias outras do entorno, a riqueza, beleza e diversidade da Cultura Popular de várias regiões das Minas e do Brasil, já que haviam convidados de diversos lugares, muita música e diversas oficinas na Incelente Maravia da festança, as manifestações de São Julião também foram valorizadas e tiveram seu lugar de destaque garantido, a realização contou com a participação da Associação Quilombola Vaz Pereira e da Associação Comunitária São Julião II.

PARA_BLOG_culturaEm 2012 com a parceria do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros, Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni e Associação Mucury Cultural o II Encontro de Violeiros da Comunidade Quilombola de São Julião ganhou uma versão em Teófilo Otoni, foram mais de 16 atrações, entre músicos, contadores de causo, violeiros e cantadores convidados e a festa novamente conduzida pelo anfitrião Pereira da Viola, na comunidade, repetiram-se os shows e aconteceram diversas oficinas, parte das ações socioculturais do Instituto VivaViola, projeto desenvolvido a partir do Projeto VivaViola – composto por Pereira da Viola, Bilora, Wilson Dias, Joaci Ornelas, Gustavo Guimarães e Chico Lobo.

O I Festival da Cultura Quilombola manifesta a necessidade da comunidade de valorizar-se a si, a seus semelhantes e à sua história de resistência e de luta. Esta proposta é de uma grande celebração da cultura popular e da cultura quilombola por meio da música, de oficinas, culinária, artesanato e outras manifestações locais e convidadas, tais como mestres de folia, folias, batuques, artesanato e culinária, o III Encontro de Violeiros da Comunidade Quilombola de São Julião, oficinas e ações de valorização da cultura quilombola.

O festival acontecerá entre os dias 24 e 28 de junho de 2014. Nesta data comemora-se o aniversário de nascimento de João Preto, ou Pai João, o patriarca dos Pereira. Por isso, esta data carrega grande simbolismo para a comunidade de São Julião e todos os que lutam pela justiça e paz neste Mucuri.

João Preto dedicou sua vida a lavrar terra, cultura e religiosidade populares e à luta por uma vida melhor, justa e pacífica na sua comunidade. Esta luta hoje é continuada e ampliada para a questão quilombola pela a Associação Quilombola Vaz Pereira, composta pelos Vaz, Pereira e Paraguai.
O festival prestará ainda homenagem à Mãe Augusta, a matriarca da Comunidade Quilombola de São Julião que encantou-se no último mês de abril, juntando-se ao seu Pai João Preto.
 
Viva Pai João Preto e Mãe Augusta!
Viva a cultura popular!
Viva São Julião!
Viva a Cultura Quilombola!

PROGRAMAÇÃO

  • Abertura e recepção
Data: 24/06
Horário: 14h
  •  Oficinas (para a comunidade):
Data: 25 a 27/06
Horário: 14h às 18h

Público infantil

  • Brinquedos e Brincadeiras – Josino Medina e Wellison Pimenta;
  • Iniciação artística – Michelle Freitas;
  • Construção de instrumentos – Carlinhos Ferreira;

Público Adulto

  • Cerâmica – Áureo Vieira;
  • Poesia – Cláudio Bento;
  • Dança – Patrícia Sene;

Apresentação/exposição dos trabalhos realizados

Data: 28/06
Horário: 14h às 18h

Roda de Conversa com Mestres de Folia e Batuqueiros

Data: 28/06
Tema: Folias, Batuques e Tradições
Horário: 14h às 16h

Roda de Conversa com Lideranças Quilombolas

Data: 28/06
Tema: Identidades e Territórios
Horário: 16h30min às 18h30min

3º Encontro de Violeiros de São Julião

Show de convidados/artistas locais, batuque e Folia de Reis com o Grupo Pai João e mestres convidados;
Data: 27 e 28/06
Horário: 19h30 às 23h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário