sábado, 21 de junho de 2014

Festa do Rosário de Minas Novas resiste como manifestação de cultura popular.

Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, uma das maiores manifestações do catolicismo popular do Vale do Jequitinhonha. 
A "Buscada da Santa" no rio Fanado é um dos momentos mais prestigiados da Festa.

Minas Novas é uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha, distante 520 km de Belo Horizonte e 216 km de Diamantina. Tem o orgulho de possuir o primeiro "arranha-céu" de Minas, um casarão de 4 pavimentos construído em pau-a-pique.
Mas não é só nisso que Minas Novas se destaca. Diferentemente de outras cidades e localidades, que mantêm a adição da Festa do  Rosário, Minas Novas celebra a sua no mês de junho, mais precisamente nos dias 23, 24 e 25, em coincidência com a data da festa de São João. 

Além do reinado, cujo cortejo é uma atração à parte, a festa em Minas Novas apresenta  duas características que a distinguem das outras: a busca da imagem no rio Fanado, que banha a cidade, e o traslado do cofre, no qual se depositam as contribuições anuais dos irmãos e irmãs do Rosário.
A primeira solenidade dos três dias finais da festa que, na verdade, têm início dia 13 (dia de Santo Antônio) com a lavagem da igreja e prossegue no dia 15 com o início da novena, é o traslado da imagem de Nossa Senhora do Rosário. Atrás dos reis do Rosário toda a comunidade se dirige ao Rio Fanado. 

A comitiva da festa, acompanhado dos grupos folclóricos ligados às tradições da festa, atravessa o rio em busca da imagem que se encontra do outro lado numa pedra. A imagem vem nos braços da comitiva e é entregue ao pároco, que a aguarda do lado de cá. Este profere uma prédica ao público e transfere a imagem ao povo que, daí em diante, a conduzirá à sua igreja.Praticamente todos os participantes fazem questão de carregá-la, nem que seja por alguns segundos. 

O antigo e pesado cofre, em poder do tesoureiro da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, é trasladado para igreja no último dia da festa da mesma forma: carregado pelo povo, na cabeça. Na igreja, o cofre é aberto para se conferir o depósito e receber a contribuição dos irmãos. No dia 24 (Dia do Reinado), após a missa solene cantada em latim, rei e rainha do Rosário procedem farta distribuição de doces e quitandas ao público. 

Primeiramente, duas mesas improvisadas com cerca de 5 a 10 metros de comprimento são postas com doces de diversos tipos, uma na frente da casa do rei e outra na casa da rainha. Vários pratinhos de cerâmica (do artesanato local), guarnecidos por colherinhas de pau (idem), mais outro tanto de vasos da mesma cerâmica com cerca de 10 a 15 quilos de doce, cada um, aguardam o momento da "corrida ao doce". 

À entrada da comitiva na casa é dado o sinal e, os mais espertos ultrapassam a corda de isolamento e pegam o que podem. Num piscar de olhos, todo o material desaparece da mesa. É o único momento em que se vê atropelo. Depois disso inicia-se a distribuição dos doces ao público. Não há filas e também não há confusão ou briga. Muitos braços se erguem ao alto para receber um potinho com doces, mas a mão que o alcança é respeitada. Ninguém avança sobre quem o apanha. Todos recebem sua porção de doce e muitos voltam para receber mais. 
Só na casa da rainha da festa cerca de 3 mil quilos de doces foram feitos para distribuir .

A polícia nem é vista nas ruas. Não há necessidade. Não há brigas nem bêbados a perturbar o andamento da festa. Também não há o comércio ambulante que fareja festas. As ruas se mantêm limpas e ninguém vê o serviço de limpeza pública.
Meia hora depois da distribuição de doces, passamos nos locais e tudo estava limpo, como se nada tivesse acontecido. 

Como muitas outras cidades do Jequitinhonha, Minas Novas é uma cidade pobre economicamente, porém com muito a ensinar a comunidades mais privilegiadas, como Ouro Preto, por exemplo. Como os provedores da festa em Minas Minas Novas ressaltam em folheto explicativo sobre as tradições, foi em Ouro Preto que surgiu o reinado do Rosário pela iniciativa do negro forro Chico Rei. 

Entretanto, no município de Ouro Preto quase nada mais há sobre as antigas tradições. Perdeu-se quase tudo e o restante está sendo enterrado agora por obra e graça de alguns padres avessos à cultura.

Texto de um turista de Ouro Preto, extasiado com a beleza da Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais.
Construído em pau-a-pique, em 1821, este sobradão se destaca entre o casario de um só pavimento da cidade
A comunidade se reúne à margem direita do Rio Fanado, à espera da imagem que vem do outro lado.

    Nos braços do povo e acompanhada por grupos folclóricos a imagem de Nossa Senhora do Rosário é conduzida à sua igreja, onde acontecem então as solenidades maiores.         
O cortejo do reinado é acompanhado pelo povo e por grupos folclóricos.

Crianças, jovens e idosos em roupas multicoloridas representam uma comitiva real nos moldes do período colonial brasileiro.

O luxo se mistura ao simples. Repare na figura de uma senhora negra ao lado dos reis. Está vestida de escrava, descalça, e traz à cabeça um jarro de cerâmica. Ele está cheio de água. Ao fim do cortejo, na porta da igreja, ela desce o jarro da cabeça e serve água aos reis e seu séquito. O vasilhame usado é um cuité .


PROGRAMAÇÃO DA FESTA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS DE MINAS NOVAS 2014O Juiz Geraldo Celso Miranda e a Juíza Maior Maria do Rosário Figueiredo convidam a todos para vivermos este grande momento de fé e de confraternização.

Confira a programação da Festa do Rosário dos Homens Pretos de Minas Novas 2014:
Cartaz: Divulgação Oficia. Clique para ampliar


12 de Junho de 2014
04h00min – Quinta - feira do Angu
(Lavação da Igreja)

15 a 23 de Junho
Novenas com participação dos Corais:
Agnus Day, Agape, Irmã helena e São José.
Leilões e Barraquinhas

23 a 25 de Junho
Feira de Artesanato

23 de Junho – Dia do Mastro
09h30min – Transição da Imagem de Nossa Sra. Do Rosário, Tambozeiros Rei Tiago, Grupos de Santiago, Bemposta e banda de Música de Minas Novas.
19h00min – Ultima Novena e logo após levantamento do Mastro
com Show Pirotécnico.
Último Leilão – responsáveis: Minasnovenses Ausentes
23h00min Show com Dimas e Seus Teclados

24 de Junho – Cortejo
08h30min – Cortejo Real, com participação da banda de Música de Minas Novas e Grupos Folclóricos locais e visitantes.
10h00min – Missa Solene da Festa.
15h00min – Shows com artistas locais.
18h30min – Procissão, logo após coroação.
25 de Junho – Dia da Posse
08h00min – Transição e abertura do Cofre para recolhimento dos anuários.
19h00min – Missa Campal e Posse dos Novos reis para 2014.

Outras programações:
Pereira da Viola na segunda, dia 23.06, na Praça do Rosário.
A Secretaria de Cultura, Turismo e Comunicação da Prefeitura Municipal de Minas Novas, convida toda a População e visitantes para o grande Show do Artista Pereira da Viola, dia 23 de junho de 2014, a partir das 23:00hs na Praça do Rosário.

Outros eventos estarão acontecendo dos dias 20 a 25 de junho de 2014. Constam ainda da Programação a exibição de Filmes, Saraus de Poesia, Feira de Artesanato, Comidas Típicas e varias outras atrações.


O Show tem o Patrocínio da PETROBRAS.

Cinema na festa, cinema na Praça do Rosário.

Será dia 22 de junho de 2014, domingo, após o leilão o CINEARTE SARAU, na Praça do Rosário, o Projeto tem o Patrocínio da PETROBRAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário