quinta-feira, 5 de junho de 2014

Acordo põe fim à greve dos trabalhadores da Copanor

Após 62 dias de greve, trabalhadores da Copanor voltam ao trabalho.
sem imagem
Após 62 dias de paralisação dos trabalhadores da Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais S/A (Copanor), subsidiária da Copasa no Norte de Minas, e de efetiva mediação do Ministério Público do Trabalho, terminou, na tarde de terça-feira, 03, em acordo as negociações feitas entre a empresa e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Minas Gerais (Sindágua-MG). 

Mais de 300 empregados serão beneficiados com reajustes salariais e outras vantagens.

O Acordo Coletivo de Trabalho terá sua vigência contabilizada de 1º de novembro de 2013 a 31 de outubro de 2014, abrangendo todos os empregados da Copanor. 

O pagamento dos benefícios retroativos à data-base será efetuado em cinco parcelas mensais, iguais e consecutivas, partir de junho. “A intervenção do Ministério Público do Trabalho foi fundamental para a formulação dos termos e aceitação do acordo pelos trabalhadores”, afirmaram os advogados da Copanor e do Sindágua, Celson Teixeira e Osvaldo Sampaio.

A empresa, que é subsidiária da Copasa e atende os Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, se compromete a reajustar o tíquete refeição em 5,58%, podendo o trabalhador optar pela transferência dos créditos do cartão refeição para o de alimentação. 

O reajuste salarial também será de 5,58% e, os empregados que receberem remuneração de até R$1637,10, em junho de 2014, terão direito a uma Cesta de Natal. 

A Copanor se propôs ainda a pagar adicional de periculosidade ou insalubridade, a implantar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e a enviar ao sindicato relação de acidentes de trabalhadores. 

Os empregados e dependentes também terão acesso, a partir de 1º de setembro deste ano, ao plano de Saúde Ambulatorial ofertado pela Copass Saúde, mediante adesão voluntária do empregado.

Fonte: www.prt3.mpt.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário