sexta-feira, 13 de junho de 2014

Neurocientista brasileiro quer Cidade da Ciência no Vale

Miguel Nicolelis, candidato ao Nobel de Medicina, é autor do projeto que permitiu um tetraplégico dar o ponta-pé inicial da Copa de 2014.
Este post foi publicado no dia 02.04.11, neste Blog.



O médico e neurocientista Miguel Nicolelis, o brasileiro que pesquisa a cura de diversas doenças como o Mal de Parkinson, a esquizofrenia, a epilepsia, lançou um Manifesto de Ciência Tropical, no dia 23 de novembro de 2.010. No documento, ele propõe criar 16 Cidades da Ciência, espalhadas pelo Brasil. Uma delas seria no Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas.



Ele afirma que o governo federal deveria criar nos próximos oito anos uma rede de 16 Institutos Brasileiros de Tecnologia (IBT) e espalhá-los em bolsões de miséria do território nacional, especialmente nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Cada IBT poderia admitir até 5.000 alunos por ano.

O cientista propõe a criação de 16 Cidades da Ciência, localizadas nas regiões com baixo índice de desenvolvimento humano, como o Vale do Ribeira, Vale do Jequitinhonha, interior do Nordeste, Amazônia, as Cidades da Ciência ficariam no entorno dos novos IBTs.


Nicolelis projeta que um tetraplégico, vestido com a camisa da Seleção Brasileira, entrará em campo e dará o ponta-pé inicial da primeira partida da Copa do Mundo, em 2014. Será uma forma de divulgar a ciência brasileira.


Cidades da Ciência

As Cidades da Ciência seriam, na prática, o componente final da nova cadeia de produção do conhecimento de ponta no Brasil. Acopladas aos novos IBTs e à rede de universidades federais, criariam o ambiente necessário para a transformação do conhecimento de ponta, gerado por cientistas brasileiros, em tecnologias e produtos de alto valor agregado que dariam sustentação à indústria brasileira do conhecimento.

Nas Cidades da Ciência seriam criadas e estabelecidas as grandes empresas do conhecimento nacional, onde o potencial científico do povo brasileiro poderia se transformar em novas fontes de riqueza a serem aplicadas na gênese de um sistema nacional autossustentável. Tal iniciativa permitiria a inserção do Brasil na era da economia do conhecimento que dominará o século XXI.

Miguel Nicolelis com pesquisadores do Paraná


Quem é Miguel Nicolelis

Formado em Medicina pela USP, ele está há 20 anos nos Estados Unidos, onde é professor e pesquisador na Universidade Duke. Já ganhou 38 prêmios internacionais por suas pesquisas. Dois deles, em 2010, dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos. Geralmente, quem ganha estes prêmios é considerado forte candidato ao prêmio Nobel. É o que acontece com Nicolelis, hoje.

Desde 2003, Nicolelis vive na “ponte aérea” Durham, Carolina do Norte-EUA (campus da Duke University) – Macaíba, Rio Grande do Norte, onde implantou o Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lilly Safra.

Capa de prestigiosa revista científica norte-americana com resultados de pesquisa de Nicolelis


Professor e pesquisador na Universidade Duke, Nicolelis é apaixonado pelo Brasil e nosso povo. Ele é membro das academias Brasileira, Francesa e do Vaticano de Ciências. Nicolelis se lançou a mais um desafio: a Comissão do Futuro da Ciência Brasileira, anunciada no dia 3 de março passado, em meio a uma porção de crianças do bairro Cidade Esperança, periferia de Natal, no Rio Grande do Norte, numa escola de educação científica para alunos do IINN-ELS. Escola que nasceu justamente com a proposta de descentralizar a produção da ciência brasileira.

“O objetivo é fazer um diagnóstico profundo estado atual da ciência brasileira, recomendar soluções para seus problemas e propor um plano estratégico para os próximos 10 anos”, afirma Nicolelis, convidado pelo ministro da Ciência e Tecnologia (MCT), Aloizio Mercadante, para criar a comissão e presidi-la. “Esperamos que a ciência brasileira dê um salto qualitativo que lhe possibilite ser protagonista no cenário científico mundial e possa contribuir com a sociedade.”

“A comissão será independente, e os seus membros trabalharão voluntariamente”, frisa. “A escolha dos membros foi feita exclusivamente por mim.”

Outras informações: clique aqui viomundo.com.br/nicolelis ou então http://www.neuronatal.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário