quinta-feira, 5 de junho de 2014

Araçuaí recebe representantes do Semiárido para capacitação do UNICEF

O encontro debate políticas para a infância e ações para que adolescentes ocupem seu espaço na vida política das cidades.

Foto: Gazeta de AraçuaiAraçuaí recebe representantes  do Semiárido para capacitação do UNICEF
Representantes de 35 municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, participaram do encontro

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) está mobilizando gestores municipais, representantes da sociedade civil, empresas e adolescentes para que debatam sobre as condições de vida de meninas e meninos que vivem em 100 municípios do Semiárido mineiro( regiões dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e Norte de Minas).

Para isso, a organização está  capacitando representantes desses municípios em uma metodologia de Fóruns Comunitários, que fazem parte da Edição 2013-2016 do Selo UNICEF Município Aprovado em Minas Gerais.

 Para assegurar a participação dos mais jovens nas políticas públicas dos municípios, o UNICEF propõe a criação de Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (NUCAs).

Nesta terça-feira (03.06) o Encontro de Capacitação foi em Araçuaí, no Centro Cultural Luz da Lua,  e nos dias 5 e 6 de junho, em Montes Claros.

Durante a formação, o UNICEF  capacita  articuladores municipais e representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAs) para a criação dos Fóruns Comunitários.

 Já os adolescentes participam de discussões sobre a importância da participação cidadã de meninos e meninas e de dinâmicas para a elaboração de estratégias para o funcionamento dos NUCAs e construção dos Fóruns.

Os participantes recebem informações para atuar como multiplicadores dos conteúdos apresentados.

Compromisso

Esta é a 4ª edição do Selo UNICEF em Minas Gerais, que conta com a participação de 100 municípios no Estado.

A iniciativa tem como objetivo ajudar a universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes que vivem no Semiárido, reduzindo as desigualdades sociais no País.

 Araçuaí foi um dos ganhadores da 2ª edição e está mais uma vez em busca da certificação, iniciando um novo ciclo de trabalho em favor da proteção integral de meninos e meninas.

Ao participar do Selo, os municípios assumem o compromisso de desenvolver um conjunto de ações para promover os direitos de meninas e meninos a: sobreviver e se desenvolver; aprender; proteger-se e ser protegido do HIV/AIDS; crescer sem violência; ser adolescente; ser prioridade absoluta nas políticas públicas.
  
Atualmente, o Selo UNICEF Município Aprovado acontece em dez estados do semiárido brasileiro.

A Edição 2013-2016 conta com o apoio da Petrobras, Fundação Telefônica, Coelce e Cemar, governos e organizações não governamentais. Em Minas Gerais, a iniciativa é desenvolvida em parceria com a Oficina de Imagens.
Fonte: UNICEF

Nenhum comentário:

Postar um comentário