quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pai em Araçuai luta há 2 anos pela internação do filho de 12 anos

O menino sofre de transtornos neurológicos e está sem receber a medicação adequada e sem acesso à escola e a projetos sociais.

Foto: Gazeta de AraçuaiPai em Araçuai luta há 2 anos pela internação do filho de 12 anos
O pai exibe os inúmeros pedidos de providências para o caso do filho
  
Há dois anos, o trabalhador autônomo, Juarez Gomes Caldeira, 50 anos, percorre corredores do Ministério Público, da prefeitura municipal e do Conselho Tutelar de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha,  em busca de tratamento e internação para o filho dele,  de 12 anos, que sofre de TDAH-um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.
  
De acordo com o pai, o garoto, que mora atualmente com a mãe,  está sem acesso à escola, a projetos sociais e não está recebendo a medicação que necessita. Por conta disso, o menino está causando sérios problemas e colocando a vida de outras pessoas em risco.
  
“ Agora ele só fala em matar. Ele já tentou me matar, matar uma outra criança e um  homem, quando estava surtado. Tive de acionar a polícia militar”, lembra o pai.
  
Juarez Gomes conta que quando se divorciou, ele ganhou a guarda do filho,. Mas, como ficou sem condições financeiras de cuidar do garoto, a mãe assumiu a responsabilidade da guarda.
  
“ Enquanto ele esteve comigo, eu permanecia na sala de aula para que ele aprendesse a ler, a escrever e a respeitar os colegas e professores. Ele frequentava projetos sociais e tomava os remédios corretamente. Agora, tudo que planejei para ele, está indo por água abaixo”, ressalta Juarez.
  
Revoltado e indignado com a indiferença dos órgãos públicos da cidade,  ele denunciou por duas vezes os promotores de Araçuai,  à Ouvidoria do Ministério Público  de Minas Gerais.
  
“ Recorri ao Conselho Tutelar e eles encaminharam meu caso para o Ministério Público e até hoje não consegui uma internação para meu filho no CEPAI – Centro Psiquico da Adolescência e Infância- em Belo Horizonte”, afirma Juarez.
  
“ Já passei muita humilhação em busca dos direitos do meu filho,  em vários órgãos municipais de Araçuai”, reclama Juarez.
  
Segundo ele, é preciso uma ordem judicial para o internamento da criança que já ficou 16 dias internado no CEPAI.
  
“ Se ele tomar a medicação correta, receber acompanhamento psicológico e psiquiátrico, ele fica tranqüilo, sem perturbar ninguém”, lembra o pai.

 O outro lado

Em resposta aos pedidos do pai da criança, o Ministério Público informou que já instaurou os procedimentos necessários.

Informou ainda que não houve encerramento completo das demandas, em virtude do excesso de serviço e por causa da necessidade de se atenderem outras medidas, que não dependem apenas do Ministério Público.

 A promotoria garantiu que vai chamar o pai para tentar solucionar o problema.
  
“ Quero que meu filho seja internado no CEPAI ou em outra instituição que eu possa acompanhá-lo. Será que isso é tão difícil assim? Que Justiça é essa, que Estado é esse? Exijo o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente-o ECA- “, finaliza o pai do garoto.

 Fonte: Gazeta de Araçuai

Nenhum comentário:

Postar um comentário