quinta-feira, 12 de junho de 2014

Araçuai se despede do médico e ex-prefeito de Araçuai, Múcio Gonzaga Jayme

Ele faleceu na terça-feira (10) aos 89 anos, de falência múltipla dos órgãos. 

Foto: Gazeta de AraçuaiAraçuai se despede do médico e ex-prefeito de Araçuai, dr. Múcio Gonzaga Jayme
Dezenas de coroas de flores foram depositadas no túmulo onde o médico foi sepultado, no antigo cemitério municipal de Araçuai.

Sob um céu nublado e uma rápida chuva fina, centenas de pessoas acompanharam na tarde desta quarta-feira (11) o cortejo fúnebre do médico e ex-prefeito de Araçuai, Múcio Scévola Gonzaga Jayme,  que faleceu aos 89 anos, de falência múltipla dos órgãos,  no início da noite de ontem, no hospital São Vicente de Paula,  em Araçuai,no Vale do Jequitinhonha.
  
Dr. Múcio, como era carinhosamente conhecido, foi prefeito de Araçuai de 1958 a 1962.
  
O corpo dele foi velado no salão da Câmara Municipal.
  
As últimas homenagens ao médico, reuniram políticos de todas as colorações partidárias.

Aliados, admiradores , familiares , amigos, antigos pacientes conquistados em mais de 50 anos de vida  dedicada à medicina, destacavam a relevância do ex- prefeito  para a História de Araçuai.

Ele foi  responsável pela construção do atual mercado municipal e das primeiras obras de saneamento básico da cidade. Era médico sanitarista e clínico geral.
.
“ Desde que ele se formou, em 1949 , decidiu ficar em Araçuai, de onde nunca mais saiu. Ele foi conselheiro, médico de inúmeras famílias e acima de tudo, um ser humano extraordinário”, lembrou Marina Murta, amiga da família, em discurso emocionado.

Muitos relembravam histórias e convivências com o político, profissional da medicina e pai de família.

 “Ele tinha plena consciência do seu legado e daquilo que realizou, não só como político, mas como pessoa, como médico. Hoje há uma lembrança do doutor Múcio  em cada araçuaiense. Aprendi com ele grandes lições de vida”, disse o  jornalista Sérgio Vasconcelos, amigo pessoal do médico.

 Durante a passagem do cortejo pelo centro comercial, muitas pessoas, emocionadas, se postaram silenciosas, em frente às lojas, em sinal de respeito.

 Um das quatro filhas do médico, a odontóloga Bethânia Gonzaga Jayme, disse só ter motivos para se orgulhar da trajetória do pai “É isso que nos conforta porque a saudade é grande”.

 “ Ele nos deixou lições de dignidade, honradez e honestidade”, destacou Kátia Jayme Cambraia, filha mais velha.
  
“ Foi um grande pai, amigo e conselheiro. Deixa em nós um enorme vazio”,  ressaltou o advogado e filho mais novo,  Ary Gonzaga Jayme.

Nas redes sociais, centenas de compartilhamentos e mensagens de condolências à família.

 “Compartilhamos em nome de meu saudoso pai, Roque Ramos, e minha D. Zezinha ,pessoas que viveram em Araçuaí muitos anos,  as dores que vocês estão passando. Com certeza pelo caráter e o seu lado humanitário, Dr. Mucio  se encontra ao lado do nosso Criador : DEUS”, registrou o empresário João Ramos, diretor da Transportadora Ramos.

  A cerimônia foi encerrada   com aplausos e dezenas de coroas de flores, depositadas sobre o túmulo da família, no antigo cemitério municipal.

Dr. Múcio era filho único do farmacêutico Ary Gonzaga Jayme e Violeta Melo Jayme,  e foi sepultado  ao lado dos pais.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário