sábado, 19 de outubro de 2013

Veredinha: EFA abre inscrições para o curso de Técnico em Agropecuária


efa
Escola-Família Agrícola de Veredinha informa que estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2014 para o curso de Técnico em Agropecuária, o curso é reconhecido pelo MEC.
inscrições
A Escola-Família Agrícola de Veredinha está localizado no município de mesmo nome, no Alto Jequitinhonha, entre os municípios de Turmalina e Capelinha.
Técnico em Agropecuária
cursos
A Escola Família Agrícola de Veredinha
A Escola Família Agrícola de Veredinha- EFAV é fruto da iniciativa dos agricultores familiares de Veredinha (MG) que sonhavam em ver no município uma escola voltada para os jovens rurais. No ano de 2002 foram iniciados os primeiros trabalhos de base com as famílias, como reuniões, intercâmbios e debates. Nesta época foi realizada uma pesquisa com os jovens da zona rural que estudavam na cidade, apontando que apenas 16% desses jovens concluíam o ensino médio. Muitos desistiam dos estudos para migrarem para o corte de cana e colheita de café, outros não se adaptavam ao sistema convencional de ensino.
Com a parceria de organizações como o Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica (CAV), Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município (STR) e AMEFA, foi constituída em 2003 a Associação Comunitária de Desenvolvimento Educacional Familiar e Agropecuária de Veredinha – ACODEFAV, responsável pela gestão da EFA. Após 09 anos de luta e muita persistência, a Escola iniciou as atividades em 2011.
Atualmente atende a 83 jovens, de 26 comunidades rurais dos Municípios de Veredinha, Turmalina, Minas Novas, Chapada do Norte, Capelinha e Botumirim.
A Escola Adota a Pedagogia da Alternância. Os estudantes permanecem 15 dias na Escola e 15 dias junto com a família\ comunidade. A EFAV fica localizada na comunidade rural de Gameleira em Veredinha.
A Escola tem como principais parceiros:
Centro de Agricultura Alternativo Vicente Nica-CAV, Vivamos Mejor da Suíça, AMEFA, Secretaria de Estado de Educação, Prefeitura e Câmara Municipal de Veredinha, EMATER e STR de Veredinha, STERs de Chapada do Norte e Minas Novas, Secretaria de Educação de Chapada do Norte, Caritas Brasileira Regional Minas Gerais, UFVJM, Núcleo PPJ/UFMG, ADECAV e SENAR.
Cartaz
cartaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário