segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Serro: Distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras apresenta seu tradicional VIII Festival do Frango Caipira


frango caipira
VIII Festival de Gastronomia Frango Caipira no Alto Jequitinhonha atrai milhares de turistas que curtem a natureza e gastronomia popular
Quem passar pelo distrito serrano de São Gonçalo do Rio das Pedras, entre 31.10 e 03.de novembro, vai ter a oportunidade de experimentar sabores mineiros, com toques do cerrado. Nesta data, oito restaurantes de São Gonçalo do Rio das Pedras apresentam a criativa gastronomia de Minas, tendo o frango caipira como base, durante a 8ª edição do Festival de Gastronomia Frango Caipira.

Este lugarejo São Gonçalo do Rio das Pedras fica no município do Serro,no Alto Jequitinhonha, a menos de 36 km de Diamantina. 

Sabores, cores e perfumes alimentam os sentidos. Frangos, galinhas e galetos caipiras serão preparados com os mais diversos ingredientes, dos tradicionais ora-pro-nobis e molho pardo, passando pelo pequi e broto de bambu. 

O Festival resgata, ainda, elementos típicos da região, como o  lobo-lobô, a palma e o quiabo da lapa e presta homenagem a um dos mais tradicionais ingredientes da região: o Queijo do Serro, que teve o seu modo artesanal de produção registrado como Patrimônio de Minas (2002) e do Brasil (2008), e compõe diversos pratos e sobremesas a serem servidos durante o Festival.

Para comemorar as tradições de Minas, nada como uma Roda de Viola, acompanhada de  contação de casos e estórias do imaginário da região.
.
Artesanato
O variado artesanato da região ainda poderá ser admirado e adquirido em uma mostra durante o Festival. Aventais, balaios, mandalas, potes, tapetes e re outras peças produzidas com materiais diversos, como capim, tecido, linha e bambus se misturam em cores e pontos na composição das peças, que enfeitam e alegram o cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário