quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Povo de Minas Novas faz passeata contra Copasa

PASSEATA E PROTESTOS MARCAM AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE MEIO AMBIENTE EM MINAS NOVAS-MG



No dia 21 de setembro, em Minas Novas, manifestantes realizaram protesto em frente a Copasa, fornecedora de água no município, cobrando principalmente contra a taxa de esgoto que é cobrada na conta de água dos moradores do município. 


Foto: Câmara Municipal de Minas Novas
A mesma, sem que ainda tivesse terminado a estação de tratamento, vem cobrando a taxa dos moradores, causando indignação da população. O Blog do Jequi já havia denunciado em outubro de 2011 (ver aqui) o descaso da fornecedora de água no município. A obra da estação de tratamento, não se sabe o por que, está parada há alguns meses.

Foto: Câmara Municipal de Minas Novas
Outra reivindicação dos manifestantes foi que fosse efetuada a transferência da balsa com a bomba de captação de água do lago da Barragem, a fim de iniciar o processo de revitalização do lago ali existente.


Foto: Câmara Municipal de Minas Novas
Após, desceram pelas ruas com faixas e cartazes, até o Clube Cec, andar superior a Câmara Municipal, onde foi realizada audiência pública sobre o Meio Ambiente e a atuação das Empresas de cultivo do eucalipto e os danos causados ao meio ambiente. 


Foto: Câmara Municipal de Minas Novas
A audiência teve como interlocutor o Sr. Itamar Alves de Sousa e contou com a presença, dentre outros do Prefeito de Minas Novas, Prefeito de Chapada do Norte, Comandantes das Polícias Militar e Ambiental, do Comandante Regional da Polícia Ambiental, dos Representantes da APERAM, Fazenda TECAD, Água Limpa e SADA, do Presidente da ASCOPI, do CODEMA, da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara de Minas Novas, demais Vereadores, Presidente da Câmara de Chapada do Norte e demais Vereadores, Presidente da Câmara de Capelinha e demais Vereadores, Pe. Carlos Magno, Diretores das Escolas de Minas Novas. Foi apresentado em vídeo documentário sobre “O impacto ambiental do eucalipto no município de Minas Novas: apropriação privada das terras do Vale do Jequitinhonha”.

Diversas autoridades, empresários e público presente debateram questões de interesse da população e das empresas para que fosse solucionado o problema iminente da água.


Foto: Câmara Municipal de Minas Novas
Da audiência, surgiram os seguintes encaminhamentos: 1) Remessa de cópia da ata e dos vídeos da audiência para o Ministério Público das Comarcas de Minas Novas, Capelinha e Turmalina. 2) Que as empresas reflorestadoras encaminhem à Câmara de Minas Novas informações sobre a extensão de suas áreas, utilização dos recursos naturais, bem como os investimentos sociais destinados ao Município. A partir de tais dados a Assessoria Jurídica da Câmara poderá viabilizar a restrição por meio de lei, do cultivo do eucalipto, bem como outras medidas de cunho sócio-ambiental. 3) Implantação de lei estabelecendo royalties em favor do município em virtude da atividade desenvolvida em cada empresa. 4) Ofício pedindo providências para se efetuar a construção da Barragem de Santa Rita.

Fone:Blog do Jequi, de Bernardo Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário